Conceito e formato do Festival Umundu Lx 2020

Introdução

O objetivo desta página é a de apresentar o formato e as diferentes fases do Festival Umundu Lx a realizar entre os dias 9 e 17 de outubro. A descrição que se segue servirá para todos aqueles que queiram contribuir com um ou mais eventos no programa do festival, e compreender as possibilidades de participação. O formulário de submissão de propostas está disponível aqui.

Um vídeo de apresentação do formato e das diferentes fases do festival está disponível aqui.

Fases do festival

O Festival Umundu Lx 2020 será composto por quatro fases, nomeadamente:

  1. Dia de abertura
  2. Fim-de-semana com tema de foco
  3. Semana de programa
  4. Dia de encerramento com feira
Calendário do Festival Umundu Lx 2020.
As áreas preenchidas correspondem aos períodos preferenciais para a realização de eventos.

De seguida serão descritas cada uma das fases.

1. Dia de abertura do festival
(9 de outubro)

O evento de abertura do festival vai acontecer no Fórum Lisboa, com capacidade para, aproximadamente, 700 pessoas.

O programa propriamente dito deverá ter início pelas 19h e será composto por uma parte artística/de performance e uma parte mais formal, dedicada à introdução do evento e à sua temática. Haverá depois a projeção de um filme / documentário de grande alcance, seguido de debate, com participação de envolvidos no projeto.

Na sala do bar e no hall de entrada haverá espaço para que as organizações, iniciativas e participantes individuais se apresentarem. Haverá “Comes e Bebes”, antes e depois do programa previsto, e também durante o intervalo, para permitir e estimular o convívio e a interação entre os participantes.

Imagina-se haver uma mobilização prévia, com várias organizações ligadas ao tema do festival. Poderia incluir, por exemplo, ativistas de ciclismo urbano e outras organizações de massa ligadas à questão da sustentabilidade, agrupamentos de Escuteiros, ou mesmo a Greve Climática. Estas mobilizações poderiam iniciar-se num só lugar ou em diferentes zonas da cidade, a convergirem para as portas do Fórum Lisboa.

Para terminar a noite, pensamos organizar uma (ou mais) festa(s) noutra(s) zonas(s) da cidade.

Modos de participação

Considerando os três momentos do dia de abertura, poderão ser propostas participações nos seguintes contextos:

  • Mobilização de um grupo de cidadãos
    Contactar diretamente a equipa de organização em geral@umundu.pt
  • Contribuição artística para o evento de abertura
    Utilizar o respetivo formulário disponibilizado aqui.
  • Organização de uma festa
    Contactar diretamente a equipa de organização em geral@umundu.pt

2. Fim de semana com tema de foco
(10 e 11 de outubro)

Os eventos durante o primeiro fim-de-semana vão acontecer de forma mais ou menos concentrada geograficamente (a nível de bairro ou freguesia), sendo que haverá um foco em cada dia (Sábado e Domingo). Apesar de ainda não se ter decidido em que zonas da cidade se vão realizar os eventos nesses dois dias, pensamos que no Sábado poderá ser numa zona que abranja a Graça, a Mouraria, e a Alfama, e no Domingo proporíamos Campo de Ourique ou Telheiras.

A ideia por detrás desta abordagem é manter os eventos o mais próximo possível, permitindo aos visitantes deslocarem-se de um local para o outro caminhando, sem necessidade de recorrerem a transportes públicos ou necessitarem de muito tempo.

Igualmente, tentar-se-á envolver as organizações locais para abrirem as suas portas para a realização de eventos.

Caso o festival se venha a repetir, o conceito é realizar estes dois dias noutros bairros da cidade, levando assim o festival às respetivas populações.

Do ponto de vista temático, os eventos deverão obedecer à orientação geral do festival, mas numa perspetiva local, de acordo com o foco das diferentes organizações e iniciativas.

Tema em foco

Brevemente!

Modos de participação

Brevemente!

3. Semana de programa
(12 a 16 de outubro)

O programa ao longo da semana acontecerá por toda a cidade. O horário preferencial seria o final da tarde e à noite (considerando o horário de trabalho da maioria das pessoas), mas eventos da parte da manhã ou de dia inteiro serão igualmente possíveis (eventos nas escolas ou universidades).

Modos de participação

Podem ser propostos eventos dedicados à temática do festival tendo em conta as condições de participação. Propostas deverão ser submetidas utilizando o formulário disponibilizado aqui.

4. Dia de encerramento com feira
(17 de outubro)

O dia de encerramento concentrar-se-á num só local, que deverá ser ao ar livre, mas com infraestrutura para realizar diferentes tipos de atividades. Atualmente está-se a tentar obter autorização para a utilização do Castelo de São Jorge.

A principal atração do último dia do evento será uma feira (que ainda não tem nome), na qual todas as organizações, iniciativas e projetos individuais e coletivos, estarão presentes para interagir e informar os visitantes em relação às suas atividades, numa espécie de pequenas “barraquinhas”. A feira permitirá também a participação de comerciantes, desde que a sua atividade ou abordagem se encaixe na temática do festival.

Para além da feira, o dia ainda proporcionará diferentes tipos de eventos e atividades para os visitantes, como workshops, palestras, projeções de filmes, atividades infantis, world cafés, etc. Haverá igualmente um programa cultural que incluirá pequenos concertos, assim como performances artísticas.

Modos de participação

Dependendo do espaço definitivo, existirão diferentes possibilidades de participar e contribuir para este último dia do festival, nomeadamente:

  • Participação como organização, iniciativa ou com um projeto individual ou coletivo com uma barraquinha.
    Formulário para a candidatura disponível aqui.
  • Realização de um evento.
    Formulário para a submissão de propostas disponível aqui.
  • Contribuição artística.
    Formulário para a apresentação de uma contribuição artística disponível aqui.
  • Realização de um concerto.
    Formulário para a apresentação de uma proposta musical disponível aqui.

Para a apresentação de todos os outros tipos de contribuições, incluindo atividades comerciais de acordo com o descrito acima, contactar: geral@umundu.pt