O Nome

A palavra Umundu contêm múltiplos sentidos. Foi construida a partir da tradução para o português da expressão “one world” (ou “Eine Welt” no Alemão) muito utilizada no espaço anglo-saxónico e que transporta a ideia da humanidade ser uma única grande comunidade global. Esta expressão também inclui em muitos contextos o pensamento de sustentabilidade, ecologia e justiça social (especialmente no contexto da disparidade existente entro as nações desenvolvidos do norte e nações em desenvolvimento do sul).

Ao mesmo tempo, em Kinyarwanda, um idioma falado no Ruanda, no leste da República Democrática do Congo e no sul do Uganda, Umundu (uma variação da palavra Umuntu) significa pessoa ou homem. Em Kikuyu, um idioma falado no Quénia, Umundu é uma variante da conhecida palavra Ubuntu (que deu nome ao conhecido sistema operativo livre baseado em Linux) que, por sua vez, significa algo como “humanidade para com os outros” e exprime a consciência da relação entre o indivíduo e a comunidade.

Umundu transporta, portanto, a ideia do individuo e a sua relação com o todo, a humanidade e o planeta, em todas as suas vertentes ecológicas, sociais e espirituais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *