Princípios

Umundu Lx é político e apartidário

A iniciativa do Festival parte de um coletivo que se entende como agente político da mudança necessária. Embora não tendo nenhuma relação com partidos políticos, não excluímos a participação de representantes de partidos políticos em debates sem dar preferência.

Umundu Lx é sustentável e ecológico

O Festival vai ser um evento que tem por missão causar um impacto mínimo no meio ambiente. Durante a própria organização do evento atuaremos em coerência com os princípios que defendemos.

Umundu Lx é inclusivo

Dizemos Não! à segregação e à exclusão! Somos inclusivos e convidamos todas as pessoas a participar, independente de etnia, classe social, género, orientação sexual, faixa etária, origem, religião, desde que se respeite a diversidade e a pluralidade interseccional, intergeracional, intercultural e interdisciplinar.

Umundu Lx é plural

Entendemos que não existe uma solução única para a transformação sustentável das nossas sociedades e os problemas da justiça social e ambiental, mas sim uma variedade de possíveis abordagens num espírito aberto e criativo.
A organização do Festival prepara e disponibiliza uma plataforma de partilha, de divulgação e de discussão de ideias sobre um leque de temas previamente definido. As opiniões expostas durante os eventos podem, mas não têm que refletir a opinião da equipa organizadora e são da responsabilidade das entidades que as defendem.

Umundu Lx é um evento horizontal

Estamos comprometidos com o empoderamento das pessoas e dos grupos locais, recusamos hierarquias verticais com lideranças centralizadas. Estamos convencidos de que ações locais podem dar origem a mudanças a nível local, regional, nacional e internacional.

Umundu Lx é transformador

O Festival não termina com o seu encerramento. Para cumprir a sua missão, o Umundu Lx será um catalisador da transformação sustentável da nossa sociedade que passará, necessariamente, pela ação consciente de cada um enquanto consumidor, produtor, membro de um coletivo ou agente da luta política nos seus vários níveis.

Não permitiremos manifestações que contrariem estes princípios.