Condições de participação no programa

Ultima atualização: 20 de Março de 2020

Introdução

Acerca

Este documento define as condições de participação no Festival Umundu Lx 2020 enquanto promotor de eventos para qualquer entidade (organizações, coletivos, movimentos, fóruns, etc.) ou indivíduo que queira contribuir com um, ou mais eventos para o programa do festival. Descreve igualmente os direitos e as obrigações tanto dos promotores como da equipa de organização do festival.

O formulário para a submissão de propostas de eventos está disponível aqui.

Este documento não se aplica às contribuições artísticas. Mais informações acerca de uma participação no festival com uma proposta artística estão disponíveis aqui. Informações sobre a participação como voluntário estão disponíveis aqui.

Atualizações

Este documento será atualizado regularmente conforme necessário até meados do Verão. Qualquer entidade que tenha, entretanto, aceite o seu conteúdo através da submissão de uma proposta de evento será informado via correio eletrónico.

Propostas para modificações

O conteúdo deste documento foi criado com a melhor das intenções e baseado na experiência coletiva da equipa de organização. No entanto, reconhecemos que haverá certamente espaço para melhorias. Agradecemos por isso qualquer tipo de crítica construtiva que nos ajude a melhorar as condições de participação. As propostas podem ser enviadas para geral@umundu.pt

Realização de um ou mais eventos

Quem pode participar

Todas as organizações, assim como indivíduos que cumpram os seguintes pontos estão qualificados a contribuir para o programa do festival.

  • Os princípios básicos da iniciativa deverão ser respeitados.
  • As propostas devem incidir sobre a temática do festival.
  • O candidato deverá ter um certo conhecimento prévio da temática proposta e dedicar-se a ela num contexto de atividades de investigação, educação, divulgação, implementação ou de ativismo.
  • Não poderá haver interesses económicos na participação.

Tipo de eventos

Não existe a priori uma restrição em relação ao formato dos eventos propostos, sendo que os formatos típicos são: palestras, projeções de filmes, debates, workshops, visitas guiadas, exposições.

Incentiva-se a combinação de mais de um formato por evento, como, por exemplo, “palestra + projeção de filme + debate”. Em particular insistimos que se inclua sempre que possível um debate nos eventos.

Número de eventos

Cada participante tem o direito de propor mais do que um evento.

No caso da equipa organizadora entender que exista uma concorrência desnecessária com outras propostas, haverá uma tentativa de coordenar os respetivos eventos. Isto acontecerá sempre em diálogo com todos os parceiros envolvidos. Em último caso, a equipa Umundu Lx reserva-se o direito de dar prioridade a um evento em detrimento de outro, sendo que os critérios dependerão do contexto e serão aplicados caso-a-caso.

Data de realização

As datas dos eventos propostos deverão coincidir com o período do festival.

Deverá ser considerada a compatibilidade dos eventos com o formato e as diferentes fases do festival apresentadas aqui.

Só com algumas exceções poderão acontecer eventos fora deste período, como, por exemplo, a estreia oficial de um filme.

Podem (e devem, dentro do possível) ser propostas mais do que uma data para cada evento para facilitar o seu enquadramento no programa geral do festival. Todas as datas propostas são preferenciais. A equipa de organização irá tê-las em conta, mas terá o direito de redistribuir os eventos para salvaguardar uma distribuição adequada com respeito à temática, à localização, ao número de eventos e à compatibilidade com o formato e as fases do festival.

Todos os casos serão discutidos com os respetivos participantes.

Preparação

Cada participante deverá preparar todos os aspetos necessários para a realização dos eventos propostos. Isto inclui, por exemplo, a organização do espaço, a escolha de oradores e/ou filmes, a preparação de material informativo, entre outros.

No entanto, a equipa de organização tem a função de apoiar todos os participantes neste processo. Poderá ser prestada ajuda nos seguintes pontos:

  • Escolha de um local para a realização do evento.
  • Escolha de um orador e/ou filme.
  • Coordenação na colaboração com outros participantes.

Orçamento

Cada participante deverá assumir todos os custos necessários para a realização dos eventos propostos. Assume-se que a realização dos eventos propostos ocorram no âmbito do orçamento disponível da parte do participante.

No entanto, se justificado, a equipa de organização pode apoiar financeiramente os participantes para viabilizar a realização de um determinado evento, sendo que poderão ser (co-)financiados os seguintes pontos:

  • Direitos de filmes.
  • Custos de viagem de oradores.
  • Honorários de oradores.

Custos

O festival será de acesso gratuito. A participação de visitantes em eventos não deverá ter custos envolvidos. Algumas exceções existirão. Devido à política de preços de alguns cinemas, algumas projeções de filmes no grande ecrã poderão ter um custo de entrada simbólico (possivelmente 3 €). Workshops que tenham gastos materiais também poderão pedir uma participação monetária dos participantes para cobrir os custos envolvidos.

Em geral, nenhum evento do festival deverá ter um carácter comercial.

Compromisso e direitos da equipa Umundu Lx

Ao que nos comprometemos

A equipa de organização do Festival Umundu Lx é atualmente exclusivamente composta por voluntários. No âmbito das nossas capacidades comprometemo-nos ao seguinte:

  • Ser transparente nos atos e nas informações e manter uma cultura de diálogo;
  • Analisar todas as propostas recebidas de forma isenta e de acordo com as regras estabelecidas;
  • Sempre que possível, acomodar todas as propostas nos termos e horários pretendidos;
  • Comunicar quaisquer alterações necessárias imediatamente aos promotores das propostas para encontrar um compromisso que sirva a todos.

Direitos reservados

  • Propor alterações dos horários das propostas recebidas para as enquadrar da melhor forma no programa do festival e evitar sobreposições;
  • Recusar propostas que violam os princípios do festival;
  • Reduzir o número de dias em que o festival decorre se o número de propostas recebidas não justifique o período inicialmente previsto;
  • Cancelar a realização do festival devido a uma fraca participação ou por razões de força maior, devidamente justificadas, nomeadamente catástrofes e calamidades que possam pôr em risco os visitantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *