+Biodiversidade@CIÊNCIAS: Mobilizar a comunidade de CIÊNCIAS para a promoção da sustentabilidade no Campus
O projeto surge em 2019 como resposta ao desafio lançado pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa na forma da primeira edição do Concurso de Ideias para a Sustentabilidade.
+Biodiversidade@CIÊNCIAS pretende aplicar o conceito de sustentabilidade nos espaços verdes da FCUL e caracterizar e monitorizar a sua biodiversidade ao longo do tempo, envolvendo tanto a comunidade de Ciências como os cidadãos que vivem e trabalham na área. Para tal são utilizados levantamentos clássicos da biodiversidade (florística e faunística), asofisticados equipamentos de monitorização (vídeo, sensores acústicos e drones) e à ciência cidadã, componente que será dinamizada na plataforma iNaturalist/BioDiversity4All.
A BioDiversity4All é uma plataforma de ciência cidadã portuguesa, que tem como missão juntar o maior número de pessoas no conhecimento e registo da biodiversidade nacional, partindo do princípio de que a sociedade terá uma maior preocupação com a conservação da natureza quanto mais envolvida diretamente com a ciência estiver e quanto melhor conhecer o que a rodeia. Nesta base de dados online e de acesso livre, qualquer cidadão pode contribuir com observações de animais, plantas e cogumelos e pode desenvolver projetos de ciência cidadã na área da biodiversidade. O projeto tem atualmente mais de 611 000 registos, referentes a mais de 13 500 espécies. Tem cerca de 11 800 utilizadores registados, 7 900 validadores e mais de 9 800 seguidores no Facebook.
A BioDiversity4All ficou online em maio de 2010 e é desenvolvida pela Associação Biodiversidade para Todos. Durante os primeiros 8 anos de vida esteve associada ao projeto holandês waarneming.nl. No verão de 2018 transitou e passou a estar ligada ao iNaturalist.org (projeto americano da National Geographic e California Academy of Sciences, que recolhe dados de biodiversidade para o mundo inteiro).
Com a app iNaturalist e a ligação a este projeto internacional é possível registar todas as espécies que encontramos em qualquer local do país e do mundo e contribuir para o aumento do conhecimento da biodiversidade. Ao mesmo tempo podemos ficar a conhecer mais sobre as espécies que nos rodeiam, interagindo sempre com a comunidade científica e com muitos naturalistas do mundo inteiro. A app tem uma funcionalidade de reconhecimento de imagem através de mecanismos de machine learning ajudando numa primeira identificação da espécie observada. As observações com fotografia ou som serão posteriormente validadas pela comunidade associada à plataforma. Através deste projeto, utilizadores já identificaram espécies novas para Portugal e espécies em locais onde se desconhecia a sua presença.

Eventos deste promotor

Não há eventos

X
X
X