O Instituto de Agroecologia Latino Americano Amazônico, denominado também de IALA Amazônico se insere na perspectiva desenhada pela Via Campesina em constituir uma rede de escolas (conhecidos por Institutos) de Agroecologia na América do Sul. No âmbito dessas discussões, além do IALA Amazônico (fundado em 2009), foram criados outros IALAs em países como Argentina, Chile, Paraguai, Venezuela, Nicarágua, Cuba, etc.

Essas iniciativas propõem realizar processos de formação/educação política e técnica dos sujeitos do campo articulados pela Via Campesina e CLOC e aprofundar as técnicas agrícolas com base nos princípios da agroecologia, visando consolidar práticas de resistência de caráter internacional que se contraponha às relações de subordinação impostas pela hegemonia do Capital.

Neste sentido, o IALA Amazônico propõe articular sujeitos do campo que vive processos de lutas e resistência na Pan Amazônia; busca articular universidades, pesquisadores, movimentos sociais e camponeses para realizar processos de formação, escolarização e trocas de experiências agrícolas com ênfase nos princípios da agroecologia; e produzir novos conhecimentos por meio de um processo de reformulação dos currículos e metodologias dos cursos, primando pelo diálogo com a diversidade de experiências e sujeitos e, fundamentalmente tendo a realidade como lócus de investigação para a transformação.

Por fim, o IALA Amazônico está localizado em uma área doada pelas famílias do Assentamento Palmares II, distante 27 km do município de Parauapebas/Pará.

Eventos deste promotor

Não há eventos

X
X
X