Outubro, 2020
Descrição
Momento de abertura da exposição Nacuré na presença dos autores Paulo Carneiro e Alina Jerónimo. Acerca da exposição No idioma tupi-guarani
Descrição
Momento de abertura da exposição Nacuré na presença dos autores Paulo Carneiro e Alina Jerónimo.
Acerca da exposição
No idioma tupi-guarani “nacuré” significa “coração”. Propõe-se a construção de um elemento com materiais e técnicas sustentáveis, neste caso com canas e terra, em estreita ligação com as técnicas de construção ancestrais, a sua evolução e relação com o conhecimento de povos originários em desaparecimento no mundo. Paralelamente a esta instalação de terra e canas, serão projetadas imagens de comunidades na Amazónia, da fotógrafa Pamella Herpio. Assim, procura-se questionar o momento que vivemos do Antropoceno, mas apresentar soluções práticas construtivas que podem existir para construir cidades mais sustentáveis, mais inclusivas e em equilíbrio com o ambiente. A Amazónia é o centro de um saber ecológico e holístico ancestral e a exposição na livraria durante o Festival Umundu Lx toma momentaneamente esse papel simbólico de coração da terra.
Horário
A exposição estará disponível na semana do Festival, de acordo com o horário da livraria Ler Devagar.
Inscrição
Inscrições fechadas
Todos os lugares estão reservadosMake sure to add yourself to waitlist!
Não consegues participar?Cancela a tua inscrição
Intervenientes
-
Alina Jerónimo
Alina Jerónimo
Alina Jerónimo, arquiteta licenciada pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Lusíada de Lisboa e pós-mestrado em arquitetura da terra e desenvolvimento sustentável pelo Instituto CRAterre-ENSAG, França. Co-fundadora do CAS Studio, um atelier de arquitetura em Lisboa, com projetos em vários países. São autores de vários artigos científicos sobre tecnologias de construção sustentável e o impacto do design na sociedade. Juntamente com a Alina ,Desenvolveram e registaram uma tecnologia de construção sustentável Reedcob® que incorpora materiais naturais, não tóxicos e de baixa pegada de carbono. Membro fundador da Reedcob® International Summer School para a formação de alunos e jovens profissionais em tecnologias de construção sustentável. CAS Studio, atelier especialista em metodologia sustentável, tecnologias de construção ecológicas e materiais de base biológica, com projetos de impacto social, incluindo formação e design participativo no norte e sul globais. Recebeu o prêmio SEED 2014 (Design Económico Social e Ambiental) e o prêmio de mérito por impacto social do American Institute of Architects SF.
-
Paulo Carneiro
Paulo Carneiro
Paulo Carneiro, arquiteto licenciado pela Faculdade de Arquitetura da universidade do Porto e pós-mestrado em arquitetura da terra e desenvolvimento sustentável pelo Instituto CRAterre-ENSAG, França. Co-fundador do CAS Studio, um atelier de arquitetura em Lisboa, com projetos em vários países. São autores de vários artigos científicos sobre tecnologias de construção sustentável e o impacto do design na sociedade. Juntamente com a Alina ,Desenvolveram e registaram uma tecnologia de construção sustentável Reedcob® que incorpora materiais naturais, não tóxicos e de baixa pegada de carbono. Membro fundador da Reedcob® International Summer School para a formação de alunos e jovens profissionais em tecnologias de construção sustentável. CAS Studio, atelier especialista em metodologia sustentável, tecnologias de construção ecológicas e materiais de base biológica, com projetos de impacto social, incluindo formação e design participativo no norte e sul globais. Recebeu o prêmio SEED 2014 (Design Económico Social e Ambiental) e o prêmio de mérito por impacto social do American Institute of Architects SF.
Organizações participantes
CAS Studio – Colectivo de Arquitectura SustentávelSomos o CAS Studio, fundado por Alina Jerónimo e Paulo Carneiro. Fascinados pelas inúmeras maneiras como os edifícios se podem relacionar com o contexto, fundámos o nosso estúdio multidisciplinar a partir da nossa paixão combinada de arquitectura sustentável e atenção e cuidado com a qualidade dos detalhes. Acreditamos que, ao criar estruturas saudáveis e respiráveis a partir de materiais não tóxicos, podemos evocar emoções positivas. Em última análise, usamos a nossa arquitectura para criar conexões reais e intuitivas entre pessoas, comunidades e o meio ambiente. info@cast-at.com
Hora
(Sábado) 17:00 - 18:00