Outubro, 2021

Sex01Out18:3020:00Evento finalizadoPresencial & onlineAgrofloresta Sintrópica na Regeneração dos EcossistemasRecebem o link para evento online após inscrição no evento 18:30 - 20:00 Fábrica de AlternativasTemas:Agricultura biológica,Agrofloresta,Alterções climáticas,Ecologia,ReflorestaçãoTipo:Debate / Conversa,Palestra

Descrição

A busca por sistemas produtivos que aliam economia e ecologia são cada vez urgentes frente ao atual cenário de escassez de recursos naturais e alterações climáticas. Neste contexto, surge o sistema agroflorestal sintrópico, um modo de produção que promove a criação e a regeneração de agroecossistemas produtivos integrados à natureza.

Nesta palestra será feito um enquadramento desta técnica, a sua origem, os seus princípios e conceitos, fazendo também referências à sua experimentação em Portugal.

Inscrições para evento online:
Após inscrição recebem o link para evento online.

Inscrição

Inscrições fechadas

Todos os lugares estão reservadosMake sure to add yourself to waitlist!

Não consegues participar?Cancela a tua inscrição

Intervenientes

  • Ricardo Meireles

    Ricardo Meireles

    iniciou a atividade de agricultor em 2012, cultivando e comercializando plantas aromáticas e medicinais BIO. Ao investigar sobre novas respostas para o equilíbrio ambiental do seu projeto, foi na agrofloresta de sucessão e na agricultura sintrópica que encontrou a possibilidade de um futuro mais sustentável na atividade agrícola. Em 2018 foi aluno de Ernst Götsch no curso de Agricultura Sintrópica na Herdade do Freixo do Meio e, desde então, fundou juntamente com Walter Sandes o projeto "Somos Agrofloresta". Este projeto fez a sua primeira intervenção na Estação Agroflorestal da Manguela, em Santo Tirso.

  • Walter Sandes

    Walter Sandes

    Eng. Agrônomo, Mestre em Agricultura Biológica, Pós-graduado em Agric. Biodinâmica. Consultor e Instrutor desde 2003 em Agrofloresta Sintrópica e Permacultura.

Organizações promotoras

Fábrica de Alternativas
NOTA: o link será fornecido a quem se inscrever
 

Organizações participantes

"Somos Agrofloresta, Agroecologia Portugal"Colectivo que promove a simbiose sócio-produtiva entre os participantes, produtores independentes e interligados pela actividade agrícola sustentável, com práticas fundamentadas nos princípios da agricultura sintrópica criada por Ernst Gotsch.

Fábrica de AlternativasNa Fábrica de Alternativas promove-se a partilha e a solidariedade. Funciona nas vertentes culturais, sociais e formativas. Nascida da cidadania e da livre vontade em contribuir para ajudar na criação de soluções e alternativas, pretende ser livre e aberta, onde todos os associados estão convidados a participar. É apartidária. Defende a liberdade e a pluralidade de opiniões e utiliza a democracia directa e a busca do consenso na tomada de decisões. Promove e pratica a sustentabilidade social, económica e ambiental.

Medidas de contingência

Uso obrigatório de máscara
Distancia física obrigatória
Indicações adicionais Estão em vigor as normas de contingência da DGS, na vertente presencial.

One Comment

  1. Marcio Armando

    Muito importante divulgarmos e conhecermos a lógica da agricultura sintrópica nesse momento de crise, que propõe a união da ciencia com o conhecimento tradicional, trazendo uma perspectiva de conciliação do nosso ritmo civilizatório com os ciclos da natureza, o que resulta em paz.
    desejo sucesso e bons insights aos participantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

X
X
X