Outubro, 2020

Qua14Out18:0020:00Evento finalizadoOficina do Projeto Malhas, Reciclagem e Moda18:00 - 20:00 Fábrica de AlternativasTemas:Consumo,Reciclagem,Textil, Roupa & ModaTipo:Oficina

Descrição

Malhas, Reciclagem e Moda é um projeto que tem como principais objetivos promover a sustentabilidade e a economia social através da transformação de materiais têxteis usados, com técnicas artesanais de reciclagem de fios de lã, algodão e outros materiais, transformando-os em novas peças. Este projeto pretende, por uma lado, realizar oficinas de sensibilização para a reciclagem de malhas e, por outro, produzir artigos para comercializar recorrendo a jovens e adultos sem ocupação, reformados, pessoas com dificuldades de inserção social ou deficientes.

Nesta oficina será feita uma apresentação sobre este projecto e sobre os principais aspectos produtivos ao que se seguirá uma experiência prática de transformação de material caduco em matéria prima. O processo de transformação, inclui a desmontagem, feitura de novelos e a esfoliação dos fios. Face à variedade cromática obtida parte-se para o processo de combinação e de criação da nova textura e mescla. Dependendo do tempo disponível, faremos pequenas amostras de tricot e de croché.

Dando cumprimento às orientações da Direção-Geral da Saúde para este tipo de actividade, ter em conta que: a capacidade / lotação estabelecida deverá ser respeitada; à entrada, as mãos deverão ser desinfectadas; o uso da máscara será obrigatório; o distanciamento social deverá ser de 2 metros, seja na circulação, seja enquanto sentado.

Depois da actividade, às 20h00, haverá um jantar vegan confeccionado pelo chef e associado da Fábrica, Bruno Martinni. Preço médio com bebida e café-6€. Se quiseres jantar na Fábrica envia email para o endereço fabrica.de.alternativas@gmail.com, colocando no assunto “RESERVA DE JANTAR, DIA 14”, acrescentando o teu nome. Sujeito a lotação máxima. A ementa está na página de Facebook da Fábrica de Alternativas.

Inscrição

Inscrições fechadas

Inscreve-te para poderes participar neste evento

Não consegues participar?Cancela a tua inscrição

Intervenientes

  • Ana Margarida Carolo

    Ana Margarida Carolo

    Ana Margarida Carolo dá continuidade ao trabalho desenvolvido pela sociedade Carolos & Rosário Lda, constituída em 1974, atividade que por sua vez decorre, desde 1940, da dedicação à alta-costura de Josefina Jesus Carolo, a qual obteve grande notoriedade na zona de Cascais.

Organizações participantes

Fábrica de AlternativasNa Fábrica de Alternativas promove-se a partilha e a solidariedade. Funciona nas vertentes culturais, sociais e formativas. Nascida da cidadania e da livre vontade em contribuir para ajudar na criação de soluções e alternativas, pretende ser livre e aberta, onde todos os associados estão convidados a participar. É apartidária. Defende a liberdade e a pluralidade de opiniões e utiliza a democracia directa e a busca do consenso na tomada de decisões. Promove e pratica a sustentabilidade social, económica e ambiental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

X
X
X