Outubro, 2020

Ter13Out20:3022:00Evento finalizadoCineClima + Debate Artivismo20:30 - 22:00 Auditório BM Orlando RibeiroTemas:Alterações climáticas,Cidadania,Justiça climáticaTipo:Debate / Conversa,Filme

Descrição

Ao colocar a natureza e o clima em destaque, a sessão de curtas do CineClima, promovida pelo coletivo artivista Art for Change, pretende alertar para a crise climática e também apontar caminhos de ação e mudança, através da arte.

Em colaboração com a Lisboa E-Nova, iremos começar com “Aquametragem” e “Gira Solis” e mergulhar num painel sobre o problema da escassez de água e da importância do aproveitamento do nosso potencial solar.

Seguiremos com “Dulce”, que mostrará o papel importante da mulher no combate e na sobrevivência às alterações climáticas. Já “O Peculiar Crime do Estranho Sr Jacinto”, curta de Bruno Caetano, e “L’Homme qui plantait des arbres” irão reavivar a esperança na resolução desta crise climática, onde as ações individuais também são essenciais, tal como a conexão com a natureza. Ainda com mais motivação para a ação ficarás depois de assistires à última curta, “The Gigantic Change”, da Extinction Rebellion.

Para acabar em grande, teremos um debate com alguns convidados e que, com a intervenção do público, poderá debruçar-se sobre o impacto do clima nos direitos humanos, o papel dos jovens no ativismo ou até os direitos da natureza.

Inscrição

Inscrições fechadas

Inscreve-te para poderes participar neste evento

Não consegues participar?Cancela a tua inscrição

Plano

    • Dia 1
    • 13/10/2020
    • 20:30 1ª Parte20:30 - 21:00Curtas-metragens: Gira Solis, Aquametragem. Debate com os realizadores

    • 21:00 2ª Parte21:00 - 22:30Curtas-metragens: Dulce, O Peculiar Crime do Estranho Sr Jacinto, L'Homme qui plantait des arbres, The Gigantic Change. Debate com membros da Art of Change

Organizações participantes

Art of ChangeSomos um colectivo político mas apartidário; Somos ativistas e procuramos sempre o caminho da não-violência, do diálogo e da participação cívica nas questões estruturantes dos nossos tempos; A luta pela justiça climática faz-se através das lutas sociais pela igualdade e pela não-discriminação, trabalhando sempre em colaboração com todas as organizações e parceiros que partilhem dos mesmos valores; Somos um colectivo horizontal e descentralizado, aberto a novas parcerias e ativistas; E como “quem corre por gosto não cansa”, somos apaixonadas pelo que fazemos. A paixão e a boa disposição têm de estar sempre incluídas em qualquer iniciativa da qual façamos parte. cineclima@artforchangecollective.org

Lisboa e-NovaA Lisboa E-Nova – Agência de Energia e Ambiente de Lisboa é uma associação de direito privado sem fins lucrativos que tem como finalidade promover o desenvolvimento sustentável de Lisboa e respetiva área metropolitana, Numa perspetiva integradora de medidas de adaptação às alterações climáticas e ações de mitigação, e apoiando a inovação e o desenvolvimento de projetos que permitam a redução de emissões de gases com efeito de estufa (GEE), a Lisboa E-Nova trabalha com vista a uma cidade de baixo carbono e menos vulnerável aos efeitos do clima futuro. Uma cidade que seja um exemplo a seguir no caminho da descarbonização e que se foque no bem-estar do cidadão e das gerações futuras. Ao assumir-se como um ator chave da cidade na prossecução dos objetivos nacionais e internacionais de energia e clima para 2030 e 2050, a Lisboa E-Nova, estrutura as suas áreas de atuação estratégica em três grandes eixos: Energia, Água e Materiais que, quando abordados em conjunto, consubstanciam a área da Economia Circular, acompanhados por outros três eixos horizontais: Educação, Comunicação e Ciência dos Dados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

X
X
X