Outubro, 2022

Qua19Out19:0022:00Comunidades de energia. Podemos?19:00 - 22:00 Centro Comunitário de Linda-a-Velha (CLAV)Temas:Energias RenováveisTipo:OficinaInscreve-te20 Lugares livres

Descrição

As comunidades de energia são uma das formas mais eficazes para a resiliência energética de uma localidade ou um coletivo de cidadãos. Nesta sessão vamos abordar o que são comunidades de energia, como se constituem e quais as formas legais de se efetivarem.
Será desenvolvida uma pequena oficina prática para identificar as necessidades locais e quem sabe sair com um grupo pioneiro que dará início ao processo de constituição de uma nova comunidade de energia.

Público Alvo: Comunidade local

Inscrição

Make sure to RSVP to this amazing event!

Inscreve-te para poderes participar neste evento

Participar

20 Lugares livres

Não consegues participar?Cancela a tua inscrição

Intervenientes

  • Ana Rita Antunes

    Ana Rita Antunes

    Ana Rita Antunes é Engenheira do Ambiente pela Universidade Nova de Lisboa, com mestrado em eficiência energética, pela mesma Universidade. Depois de 15 anos a trabalhar com associações ambientalistas na área de Energia e Alterações Climáticas, junta-se em 2016 à equipa Coopérnico, cooperativa da qual também é membro fundadora. Na Coopérnico, é coordenadora executiva e ainda responsável pelas novas áreas de serviços. É ainda membro do Conselho Geral da associação ambientalista ZERO, em regime de trabalho voluntário.

    URL www.coopernico.org

Organizações participantes

CCLAV - Centro Comunitário de Linda-a-VelhaFique em casa connosco" Nesta época de recolhimento, o CCLAV depara-se com duas grandes preocupações. Uma, a de manter as pessoas ligadas às atividades que sempre consideraram uma mais valia para as suas vidas e outra, como manter os profissionais que trabalham connosco com algum rendimento garantindo a continuidade desses projetos num futuro próximo.

Coopérnico - Cooperativa de Desenvolvimento Sustentável CRLA fazer 9 anos de existência, a Coopérnico, a primeira cooperativa de energias renováveis portuguesa, tem hoje 2490 membros, 2 MW de produção fotovoltaica descentralizada, com 1,86 M€ de investimento exclusivo dos cidadãos nossos cooperantes, e 767 contratos de fornecimento de energia elétrica. A visão da Coopérnico passa por uma sociedade mais igualitária, democrática, guiada por princípios ecológicos e com uma economia assente em energia renovável. Nesta visão, a transição para um novo sistema de energia renovável não deve ser só tecnológica, mas também socialmente mais justa, tornando a energia limpa um bem comum acessível a todos, respeitando as características do território, protegendo a biodiversidade e o meio natural e garantindo valor social e económico para as comunidades envolvidas. Os desafios da transição energética são enormes e tornaram-se gigantes face ao novo contexto geo-político europeu. Acreditamos que as comunidades de energia e, em particular as cooperativas de energia renovável, têm um papel importante nesta transição e na resolução desta crise, como já tiveram noutros momentos, entre os quais no fim de cada uma das Guerras Mundiais e da Crise Petrolífera de 1970. É neste contexto e nesta vontade de participar ativamente na transição energética renovável e justa que pretendemos levar ao cidadão comum estes temas e envolvê-lo na produção e gestão da sua própria energia 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

X
X
X