Outubro, 2020

Sab10Out15:0019:00Evento finalizadoContar a Linha Vermelha15:00 - 19:00 Relvado em frente à Torre de BelémTipo:Oficina

Descrição

A Campanha Linha Vermelha foi criada em 2016 pela Academia Cidadã e pelo Climáximo. Desde então, milhares de mãos de pessoas de todas as idades, géneros e culturas teceram em conjunto uma linha para dizer NÃO à exploração de combustíveis fósseis em Portugal.

A Campanha encontra-se actualmente em fase de balanço. Dos 15 contratos existentes para a prospecção de hidrocarbonetos em Portugal, os dois últimos ainda em vigor pertenciam à Austrális, e tinham como objectivo extrair gás na zona de Leiria. Foi no início de Setembro deste ano que a empresa desistiu deles, e desta maneira, graças à mobilização e pressão social, não existem contratos activos para prospecção e exploração de combustíveis fósseis em Portugal.

Assim, vamos contar a Linha Vermelha. Contar porque não só a vamos medir, para sabermos afinal quantos metros foram tecidos por todas as pessoas que participaram na campanha ao longo de quatro anos, mas também para relembrar o que é que cada material utilizado, cada ponto diferente, cada forma, nos tem para contar, acerca da história da luta contra a extracção de combustíveis fósseis em Portugal.

Em modo de celebração, faremos também uma performance improvisada com as linhas vermelhas e um piquenique compartilhado.

Devido à actual situação de pandemia, poucas pessoas poderão comparecer no evento. Levamos isso em conta e assim todo o encontro será filmado e publicado num pequeno vídeo, onde também se falará acerca da história da campanha e suas importantes contribuições para a defesa da justiça climática. Fica atento ao vídeo, que sairá em breve!

linhavermelha.org

facebook.com/tecerlinhavermelha

@campanhalinhavermelha

Organizações

Linha VermelhaA campanha Linha Vermelha é organizada por pessoas preocupadas com o secretismo que envolveu as negociações dos contratos de prospecção e extracção de petróleo e gás natural no nosso País. Não podemos aceitar que tomem decisões destas sem que consultem os cidadãos.info@linhavermelha.org

Relvado em frente à Torre de Belém

Inscrição

Inscrições fechadas

Inscreve-te para poderes participar neste evento

Não consegues participar?Cancela a tua inscrição

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

X
X
X