Outubro, 2021
Descrição
Nas Conversas Umundu vamos falar com académicos, ativistas e profissionais da área, num espaço aberto que convida à participação. O evento “DIY – Do It
Descrição
Nas Conversas Umundu vamos falar com académicos, ativistas e profissionais da área, num espaço aberto que convida à participação.
O evento “DIY – Do It Yourself! Faz tu mesmo!” aborda um conceito que tem história e uma diversidade de significados, dependendo do contexto, seja ele político, artístico ou prático. No entanto, num mundo cada vez mais consumista e materialista, onde o Ter substitui o Ser, onde o lucro está acima de valores sociais, e o Planeta acaba por ser visto como fonte interminável de recursos, o DIY ganha uma nova dimensão de afirmação política.
Arranjar uma tostadeira, plantar alimentos na horta do bairro, produzir a sua eletricidade solar, participar numa cooperativa de consumo, programar o seu software, entre muitos outros exemplos, é mais que uma moda, um passatempo, ou “coisa de idealistas”. É a expressão de um novo paradigma, de um movimento de pessoas que se recusam a aceitar a realidade destrutiva e desperdiçadora do atual sistema. É uma forma de protesto e de revolta, demonstrando que as alternativas existem e são possíveis. Sendo o próprio Festival Umundu resultado do “Faz tu mesmo”, convidámos quatro pessoas que decidiram por a mão na massa, iniciaram ou estão envolvidos em projetos DIY, e irão falar das suas motivações, experiências e visões de um mundo mais DIY.
Participantes:
- Miguel Carvalho – Cicloficina dos Anjos
- Inês Clematis– Horta do Mundo Permacultura
- João Fialho – Cooperativa Rizoma
- Judit Morello – Cooperativa de habitação “A Aldrava”
- João Neves – Fábrica das Alternativas (Moderação)
Nota: Inscrições obrigatórias para o evento presencial. A participação no evento online não requer inscrições.
Inscrição
Inscrições fechadas
Inscreve-te para poderes participar neste evento
Não consegues participar?Cancela a tua inscrição
Evento online
RUN
Evento terminou!
Intervenientes
-
Inês Clematis
Inês Clematis
Inês Clematis, artista plástica licenciada em Pintura. Certificada em Educação Artística, Educação em Permacultura, Consultoria em Design de Permacultura, Culinária Ayurveda e Técnica de Desenvolvimento Comunitário. Coordenadora da Horta do Monte - Projeto Comunitário entre 2010 e 2013. Co-fundadora da Horta do Mundo Permacultura, em 2013.
-
João Fialho
João Fialho
Cooperativa Rizoma
Doutorando e investigador em Economia Política no ISCTE-IUL, co-fundador da Rizoma Cooperativa Integral e membro dos seus Grupos de Trabalho de Governança e Finanças.
Cooperativa Rizoma
-
João Neves
João Neves
Moderador
Um curioso pela regeneração de ecossitemas que procura compreender as inúmeras filosofias e técnicas que têm surgido nas últimas décadas, bem como, pelos projectos que procuram aplicá-las em proveito de uma planeta mais sustentável. Ocupa uma boa parte dos seus tempos livres na criação e manutenção de um espaço hortícula em contexto urbano e participa noutros em regime de voluntariado. Procura a partilha de experiências e a entreajuda que estas iniciativas poderão propiciar.
Moderador
-
Judit Morello
Judit Morello
Coletivo-Cooperativa Aldrava
Madrileña mas Lisboeta há nove anos. À procura de alternativas de habitação mais justas, dignas e coletivas. Faço parte do coletivo-cooperativa Aldrava.
Coletivo-Cooperativa Aldrava
-
Miguel Carvalho
Miguel Carvalho
Cicloficina dos Anjos
O Miguel está ligado ao ativismo ambiental e ciclável há largos anos, tendo colaborado em vários coletivos. Em 2011 esteve na criação da Cicloficina dos Anjos, onde é membro ativo até hoje. É professor de economia e ciclista urbano desde que se lembra.
Cicloficina dos Anjos
Organizações promotoras
Organizações participantes
Coletivo-Cooperativa AldravaA Aldrava é um coletivo (futura Cooperativa de Habitação) que visa implementar projetos de habitação sustentáveis e colaborativos baseados no modelo de propriedade coletiva em direito de uso.
Cooperativa RizomaCooperativa Integral com uma mercearia comunitária e participativa, que procura criar uma rede de abastecimento alimentar saudável, sustentável, ecológica e justa, com preços acessíveis para o consumidor e justos para o produtor. Constituída por cerca de 180 membros, organizados horizontalmente em grupos de trabalho. geral@rizomacoop.pt
Horta do Mundo PermaculturaSomos um coletivo de Permacultores que, através de diversas atividades, visa promover estilos de vida saudáveis e sustentáveis. Com um espírito criativo e construtivo, juntos encontramos soluções que contribuem para uma sociedade mais humana e responsável ao nível social, cultural e ambiental.
Umundu LxA palavra Umundu contém múltiplos sentidos. Foi construída a partir da tradução para o português da expressão “one world” (ou “Eine Welt” em alemão), muito utilizada no espaço anglo-saxónico, e que transporta a ideia de a humanidade ser uma única grande comunidade global. Esta expressão também inclui em muitos contextos o pensamento de sustentabilidade, ecologia e justiça social (especialmente no contexto da disparidade existente entre as nações desenvolvidas do norte e as nações em desenvolvimento do sul).
Hora
(Domingo) 19:00 - 21:00