Outubro, 2021

Dom03Out19:0021:00Evento finalizadoDestaqueOnlineConversas Umundu - "DIY, Faz tu mesmo!"19:00 - 21:00 Auditório BM Orlando RibeiroTipo:Debate / Conversa,Palestra

Descrição

Nas Conversas Umundu vamos falar com académicos, ativistas e profissionais da área, num espaço aberto que convida à participação.

O evento “DIY – Do It Yourself! Faz tu mesmo!” aborda um conceito que tem história e uma diversidade de significados, dependendo do contexto, seja ele político, artístico ou prático. No entanto, num mundo cada vez mais consumista e materialista, onde o Ter substitui o Ser, onde o lucro está acima de valores sociais, e o Planeta acaba por ser visto como fonte interminável de recursos, o DIY ganha uma nova dimensão de afirmação política.

Arranjar uma tostadeira, plantar alimentos na horta do bairro, produzir a sua eletricidade solar, participar numa cooperativa de consumo, programar o seu software, entre muitos outros exemplos, é mais que uma moda, um passatempo, ou “coisa de idealistas”. É a expressão de um novo paradigma, de um movimento de pessoas que se recusam a aceitar a realidade destrutiva e desperdiçadora do atual sistema. É uma forma de protesto e de revolta, demonstrando que as alternativas existem e são possíveis. Sendo o próprio Festival Umundu resultado do “Faz tu mesmo”, convidámos quatro pessoas que decidiram por a mão na massa, iniciaram ou estão envolvidos  em projetos DIY, e irão falar das suas motivações, experiências e visões de um mundo mais DIY.

Participantes:

Nota: Inscrições obrigatórias para o evento presencial. A participação no evento online não requer inscrições.

Inscrição

Inscrições fechadas

Inscreve-te para poderes participar neste evento

Não consegues participar?Cancela a tua inscrição

Evento online

Evento terminou!

Intervenientes

  • Inês Clematis

    Inês Clematis

    Horta do Mundo Permacultura

    Inês Clematis, artista plástica licenciada em Pintura. Certificada em Educação Artística, Educação em Permacultura, Consultoria em Design de Permacultura, Culinária Ayurveda e Técnica de Desenvolvimento Comunitário. Coordenadora da Horta do Monte - Projeto Comunitário entre 2010 e 2013. Co-fundadora da Horta do Mundo Permacultura, em 2013.

    Horta do Mundo Permacultura

  • João Fialho

    João Fialho

    Cooperativa Rizoma

    Doutorando e investigador em Economia Política no ISCTE-IUL, co-fundador da Rizoma Cooperativa Integral e membro dos seus Grupos de Trabalho de Governança e Finanças.

    Cooperativa Rizoma

  • João Neves

    João Neves

    Moderador

    Um curioso pela regeneração de ecossitemas que procura compreender as inúmeras filosofias e técnicas que têm surgido nas últimas décadas, bem como, pelos projectos que procuram aplicá-las em proveito de uma planeta mais sustentável. Ocupa uma boa parte dos seus tempos livres na criação e manutenção de um espaço hortícula em contexto urbano e participa noutros em regime de voluntariado. Procura a partilha de experiências e a entreajuda que estas iniciativas poderão propiciar.

    Moderador

  • Judit Morello

    Judit Morello

    Coletivo-Cooperativa Aldrava

    Madrileña mas Lisboeta há nove anos. À procura de alternativas de habitação mais justas, dignas e coletivas. Faço parte do coletivo-cooperativa Aldrava.

    Coletivo-Cooperativa Aldrava

  • Miguel Carvalho

    Miguel Carvalho

    Cicloficina dos Anjos

    O Miguel está ligado ao ativismo ambiental e ciclável há largos anos, tendo colaborado em vários coletivos. Em 2011 esteve na criação da Cicloficina dos Anjos, onde é membro ativo até hoje. É professor de economia e ciclista urbano desde que se lembra.

    Cicloficina dos Anjos

Organizações promotoras

Organizações participantes

Coletivo-Cooperativa AldravaA Aldrava é um coletivo (futura Cooperativa de Habitação) que visa implementar projetos de habitação sustentáveis e colaborativos baseados no modelo de propriedade coletiva em direito de uso.

Cooperativa RizomaCooperativa Integral com uma mercearia comunitária e participativa, que procura criar uma rede de abastecimento alimentar saudável, sustentável, ecológica e justa, com preços acessíveis para o consumidor e justos para o produtor. Constituída por cerca de 180 membros, organizados horizontalmente em grupos de trabalho. geral@rizomacoop.pt

Horta do Mundo PermaculturaSomos um coletivo de Permacultores que, através de diversas atividades, visa promover estilos de vida saudáveis e sustentáveis. Com um espírito criativo e construtivo, juntos encontramos soluções que contribuem para uma sociedade mais humana e responsável ao nível social, cultural e ambiental.

Umundu LxA palavra Umundu contém múltiplos sentidos. Foi construída a partir da tradução para o português da expressão “one world” (ou “Eine Welt” em alemão), muito utilizada no espaço anglo-saxónico, e que transporta a ideia de a humanidade ser uma única grande comunidade global. Esta expressão também inclui em muitos contextos o pensamento de sustentabilidade, ecologia e justiça social (especialmente no contexto da disparidade existente entre as nações desenvolvidas do norte e as nações em desenvolvimento do sul).

Medidas de contingência

Uso obrigatório de máscara
Distancia física obrigatória
Indicações adicionais Estão em vigor as normas de contingência da DGS, na vertente presencial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

X
X
X