Outubro, 2021
Descrição
Nas Conversas Umundu vamos falar com académicos, ativistas e profissionais da área, num espaço aberto que convida à participação. O evento “Justiça Social e Ambiental”
Descrição
Nas Conversas Umundu vamos falar com académicos, ativistas e profissionais da área, num espaço aberto que convida à participação.
O evento “Justiça Social e Ambiental” foca no atual modelo de desenvolvimento das sociedades do Norte global que assenta no crescimento económico exponencial e tem vindo a aumentar o fosso entre os mais pobres e os mais ricos, tanto dentro das próprias sociedades como entre países. Em 2020, um grupo de pouco mais de 2000 super-ricos dispunha de tanta riqueza como 60% da população mais pobre quando apenas 1% da população mundial causa o dobro da emissão de CO2 dos 50% mais pobres, sendo assim responsável por uma parte largamente desproporcional do aquecimento global. No entanto, são os mais pobre e os países do Sul global que mais sofrem com as alterações climáticas em curso, tanto pelas secas extremas como pelas inundações derivadas por chuvas torrenciais. Ao mesmo tempo, o extrativismo de matérias primas essenciais para o fabrico dos equipamentos do “mundo moderno” ou a importação e produção de alimentos deteriora de forma catastrófica os ecossistemas do Sul global e destrói os meios de subsistência e o modo de vida dos povos indígenas.
Assim, coloca-se a questão como podemos, enquanto cidadãos contribuir para a transformação necessária? E como podemos criar formas alternativas de viver, apoiadas na participação democrática e na comunidade, para promover mais justiça social e ambiental, aprofundando valores como o direito ao cuidado, a solidariedade, a autonomia e a liberdade?
Participantes
- Yann Roubiou du Pont – Climate Analytics (por videomensagem)
- Rafael Calado – UrbanA
- Diogo Martins – Greve Climática estudantil
- Laura Cardoso e Cunha – Juntos pelo Sudoeste
- Hans Eickhoff (moderador) – Equipa de organização do Festival Umundu Lx
Nota: Inscrições obrigatórias para o evento presencial. A participação no evento online não requer inscrições.
Inscrição
Inscrições fechadas
Inscreve-te para poderes participar neste evento
Não consegues participar?Cancela a tua inscrição
Evento online
RUN
Evento terminou!
Intervenientes
-
Diogo Martins
Diogo Martins
Moderador
Sou o Diogo Martins, vivo em Albufeira, mas sou natural de Alte. A causa climática sempre me interessou desde novo e cada vez fui ganhando mais consciência sobre as verdadeiras causas e dimensões da crise climática. Tenho orgulho em fazer ativismo na Greve Climática Estudantil porque estou consciente de que não há planeta b e é preciso agir agora e coletivamente.
Moderador
-
Hans Eickhoff
Hans Eickhoff
Médico, investigador e ativista. Doutorado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e doutorando em Ecologia Humana. Membro da Rede para o Decrescimento, da campanha ATERRA e da rede internacional Stay Grounded. Integra a equipa de organização do Festival Umundu Lx. Iniciou o seu ativismo político nos movimentos antinucleares e pacifistas e no partido Os Verdes na Alemanha. Dá por adquirido que o atual sistema social e económico de crescimento infinito, baseado no saque dos recursos do planeta e na exploração cruel da maioria dos seus habitantes para alimentar o consumo desenfreado de alguns, é ecológica e moralmente insustentável.
-
Laura Cunha Tschampel
Laura Cunha Tschampel
Juntos pelo Sudoeste
Activista no movimentomovimento de cidadãos preocupados com a situação que se vive no sudoeste alentejano.
Juntos pelo Sudoeste
-
Rafael Calado
Rafael Calado
UrbanA
Arquiteto. Coordenador da Programação do FabLab Lisboa (laboratório de prototipagem digital) e do BioLab Lisboa (laboratório de ciência cidadã) Fellow na Urban Arenas for Sustainable and Just Cities, Co-Fundador e coordenador do Repair Café Lisboa, Mentor do projeto Reviravolta - Centro de Economia Circular, associado do European Creative Hubs Network.
UrbanA
-
Yann Roubiou du Pont
Yann Roubiou du Pont
Climate Analytics
Yann é um investigador da quantificação da justiça e ambição climáticas, procurando harmonizar abordagens de equidade entre escalas, atores e disciplinas. Na Climate Analytics, ele informa casos de litígio e delegações de países sobre a ambição das promessas climáticas e sobre contribuições nacionais justas para alcançar o Acordo de Paris. A nível regional, está a trabalhar no alargamento do conceito de equidade para definir percursos de emissões alinhados com o Acordo de Paris a nível de cidades. Após diversos trabalhos em investigação polar, hidrologia, cosmologia e oceanografia, Yann obteve o seu doutoramento na Universidade de Melbourne, quantificando as trajetórias de emissões para os países se alinharem com o Acordo de Paris. Este trabalho informou diretamente as metas de emissões dos governos, as equipas diplomáticas para as negociações climáticas, e ainda o litígio contra países e empresas.
Climate Analytics
Organizações promotoras
Hora
(Segunda) 19:00 - 21:00