Outubro, 2021

Sab02Out15:0020:00Evento finalizadoECOS(DO)SISTEMA15:00 - 20:00 Jardim da Cerca da Graça e Restaurante Hollywod CaféTemas:Cidadania,Comunidade,Educação,Saúde MentalTipo:Debate / Conversa,Exposição,Filme,Visita guiada

Descrição

Este evento tem como objetivo partilhar uma exposição fotográfica num jardim público (Cerca da Graça – 15 às 17h), promover uma conversa reflexiva sobre passado-poesia-presente-poder e apresentar uma região de resistência e trânsito afroatlântico no centro lisboeta (17h30 às 20h) – um restaurante bakongo onde haverá uma exibição fílmica, um jantar e a con-vivência com lugares e pessoas para pensar e repensar a vida como ela é, alternativas de mudança e desconstruções urgentes.

No primeiro momento, iremos nos concentrar no Jardim da Cerca da Graça com uma exposição fotográfica e poesias selecionadas. No segundo momento, iremos nos deslocar ao restaurante Hollywood Café [Mouraria] para assistir um filme e jantar. Esta trajetória será fundamental para conhecermos e reconhecermos a presença africana e negra na composição do centro da capital – suas vivências e suas vozes.

Nota : Jantar Menu bakongo ( Carne, peixe ou veggan + bebida + sobremesa + café) são 10 € p/pessoa

Exibição do Documentário:

Olhares Sobre o Racismo

Sinopse:

“Olhares Sobre o Racismo” é um documentário produzido numa parceria conjunta entre a SOS Racismo e a BANTUMEN que condensa os contributos de várias figuras da mobilização social e política para a causa e reflete a interseccionalidade, a diversidade e a transversalidade das várias frentes do combate contra o racismo em Portugal.

Olhares Sobre o Racismo | 31 min | 2020 
de Bruno Cabral, Eddie Pipocas e Dércio Ferreira

Esta ação foi elaborada pela turma da formação “Educação Antirracista: Consciência História, Direitos Humanos e Propostas de Ação” do Ciclo de InFormAção do Grupo EducAR, realizada em junho deste ano, e enquadrada para o Festival  UmunduLx: Aguineth Vicente, Aline Sampaio, Andreia de Sá, Danilo Cardoso, David Alves, Helena Vicente, Maria Fernanda Souza, Maria Miguel Cordeiro e Vanda Marques.

Inscrição

Inscrições fechadas

Inscreve-te para poderes participar neste evento

Não consegues participar?Cancela a tua inscrição

Intervenientes

  • Coletivo do Grupo EducAR

    Coletivo do Grupo EducAR

    Coletivo de Gente: Aguineth Vicente, Aline Darzé, Andreia Borges, Dalila, Danilo Cardoso, David Alves, Helena Vicente, Maria Fernanda Souza, Maria Miguel Cordeiro e Vanda Marques. O Grupo EducAR é uma plataforma de educadores antirracistas que faz uso da arte-educação para combater o racismo.

Organizações promotoras

Organizações participantes

Associação KazumbaAssociação Kazumba é formada por artistas, académicos e activistas de distintos países e com as mais variadas formações para contribuir com o aprofundamento de debates reflexivos e formação de um arquivo artístico contemporâneo tendo como parâmetro para sua constituição o denominado sul global..

Grupo EducARO Grupo EducAR é uma plataforma de educadores antirracistas que faz uso da arte-educação para combater o racismo. grpeducar@gmail.com

Medidas de contingência

Uso obrigatório de máscara
Distancia física obrigatória
Evento ao ar livre
Indicações adicionais Estão em vigor as normas de contingência da DGS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

X
X
X