Outubro, 2021



Descrição
Este evento tem como objetivo partilhar uma exposição fotográfica num jardim público (Cerca da Graça – 15 às 17h), promover uma conversa reflexiva sobre passado-poesia-presente-poder e apresentar uma
Descrição
Este evento tem como objetivo partilhar uma exposição fotográfica num jardim público (Cerca da Graça – 15 às 17h), promover uma conversa reflexiva sobre passado-poesia-presente-poder e apresentar uma região de resistência e trânsito afroatlântico no centro lisboeta (17h30 às 20h) – um restaurante bakongo onde haverá uma exibição fílmica, um jantar e a con-vivência com lugares e pessoas para pensar e repensar a vida como ela é, alternativas de mudança e desconstruções urgentes.
No primeiro momento, iremos nos concentrar no Jardim da Cerca da Graça com uma exposição fotográfica e poesias selecionadas. No segundo momento, iremos nos deslocar ao restaurante Hollywood Café [Mouraria] para assistir um filme e jantar. Esta trajetória será fundamental para conhecermos e reconhecermos a presença africana e negra na composição do centro da capital – suas vivências e suas vozes.
Nota : Jantar Menu bakongo ( Carne, peixe ou veggan + bebida + sobremesa + café) são 10 € p/pessoa
Exibição do Documentário:
” Olhares Sobre o Racismo “
Sinopse:
“Olhares Sobre o Racismo” é um documentário produzido numa parceria conjunta entre a SOS Racismo e a BANTUMEN que condensa os contributos de várias figuras da mobilização social e política para a causa e reflete a interseccionalidade, a diversidade e a transversalidade das várias frentes do combate contra o racismo em Portugal.

Olhares Sobre o Racismo | 31 min | 2020
de Bruno Cabral, Eddie Pipocas e Dércio Ferreira
Esta ação foi elaborada pela turma da formação “Educação Antirracista: Consciência História, Direitos Humanos e Propostas de Ação” do Ciclo de InFormAção do Grupo EducAR, realizada em junho deste ano, e enquadrada para o Festival UmunduLx: Aguineth Vicente, Aline Sampaio, Andreia de Sá, Danilo Cardoso, David Alves, Helena Vicente, Maria Fernanda Souza, Maria Miguel Cordeiro e Vanda Marques.
Inscrição
Inscrições fechadas
Inscreve-te para poderes participar neste evento
Não consegues participar?Cancela a tua inscrição
Intervenientes
-
Coletivo do Grupo EducAR
Coletivo do Grupo EducAR
Coletivo de Gente: Aguineth Vicente, Aline Darzé, Andreia Borges, Dalila, Danilo Cardoso, David Alves, Helena Vicente, Maria Fernanda Souza, Maria Miguel Cordeiro e Vanda Marques. O Grupo EducAR é uma plataforma de educadores antirracistas que faz uso da arte-educação para combater o racismo.
Organizações promotoras
Organizações participantes
Associação KazumbaAssociação Kazumba é formada por artistas, académicos e activistas de distintos países e com as mais variadas formações para contribuir com o aprofundamento de debates reflexivos e formação de um arquivo artístico contemporâneo tendo como parâmetro para sua constituição o denominado sul global..
Grupo EducARO Grupo EducAR é uma plataforma de educadores antirracistas que faz uso da arte-educação para combater o racismo. grpeducar@gmail.com
Hora
(Sábado) 15:00 - 20:00