Outubro, 2022

Qua19Out18:0019:30DestaqueEducação e transformação sustentável?Conversa Umundu Lx18:00 - 19:30 Auditório BM Orlando RibeiroTemas:EducaçãoTipo:Debate / ConversaInscreve-te80 Lugares livres

Descrição

Educação para alcançar uma transformação sustentável?

Em modo de apresentação, dialogo, diversão e reflexão vamos a saltitar entre respostas para conhecermos projetos educativos e movimentos que emergem deste ambiente e transcendem as suas fronteiras para intervir na sociedade.
Luísa Schmidt, socióloga e investigadora do ISCTE dar-nos-á um enquadramento sobre a educação ambiental em Portugal e os seu desafios, Mónica Franco do Movimento Bloom apresentará o projeto de Forest School para crianças, a equipa da ANP|WWF falará sobre o programa Generation Earth Portugal para jóvens, e João Silva, da Greve Climática Estudantil, vai abordar a relevância da intervenção dos jovens e da transposição do espaço da escola para agir em prol da transformação sustentável.
Junta-te a nós para conhecer alternativas e refletir sobre o seu fortalecimento e novos caminhos.
Esperamos por t e os teus amigos e familiares na quarta-feira dia 19 de outubro às 18:00 horas no Auditório da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro.
O mundo é de todos e para todos, e todos podemos colaborar a caminho da transformação sustentável.
Até breve!

Inscrição

Make sure to RSVP to this amazing event!

Inscreve-te para poderes participar neste evento

Participar

80 Lugares livres

Não consegues participar?Cancela a tua inscrição

Intervenientes

  • Inês de Oliveira Ferreira

    Inês de Oliveira Ferreira

    ANP|WWF

    Amadorense e com 20 anos, estudo Medicina Veterinária na FMV-UL, encontrando-me no terceiro ano deste mestrado integrado. Integrei-me na Generation Earth Portugal em 2020, sendo coordenadora na edição 2021/2022. Este programa de voluntariado alia o meu interesse académico por animais, plantas e respetivos ecossistemas à vontade de mudança e contribuição ativa, constituindo a oportunidade ideal para expandir o meu conhecimento relativamente ao funcionamento de sistemas de produção alimentar, consumo sustentável, advocacia e educação ambiental.

    ANP|WWF

  • João Maria Mendonça Neves Alves Ribeiro

    João Maria Mendonça Neves Alves Ribeiro

    ANP|WWF

    Licenciado em Sociologia pelo Instituto Superior de Ciências e Trabalho e da Empresa (ISCTE) e a finalizar o Mestrado em Estudos do Ambiente e da Sustentabilidade. Trabalha desde 2018 na área da Educação Ambiental. O seu percurso começou no Jardim Zoológico de Lisboa como Educador Ambiental onde trabalha com todo o tipo de idades. Dentro do ISCTE, é responsável por fazer a ligação entre os alunos e os gabinetes de sustentabilidade do mesmo Instituto. Em 2021, começa a dar aulas de Educação Ambiental numa escola primária e a trabalhar na ANP|WWF, desde setembro, como Técnico de Educação Ambiental.

    ANP|WWF

  • João Silva

    João Silva

    Greve Climática Estudantil (GCE)

    Ativo na luta pelos Direitos Humanos, dos Animais a Ambientais, formado em Animação Digital, Comunicação e Artes, ambiciono e luto por um sistema político capaz de responder às necessidades sociais e ambientais, sem nunca esquecer a sustentabilidade geracional em todos os parâmetros da nossa sociedade.

    Greve Climática Estudantil (GCE)

  • Luísa Schmidt

    Luísa Schmidt

    Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa)

    Socióloga e investigadora principal do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa) onde coordena o OBSERVA – Observatório de Ambiente, Território e Sociedade. Integra o Comité Científico do Programa Doutoral em “Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável”. É membro do CNADS (Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável). Entre as publicações mais recentes, destacam-se os livros: “Sustentabilidade. Primeiro Grande Inquérito em Portugal” (com Truninger, M., Guerra, J. e Prista, P. (2018), Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais e “Portugal – Ambientes de Mudança. Erros, Mentiras e Conquistas”, 2016, Ed. Temas e Debates. Colunista regular do Jornal Expresso sobre questões ambientais.

    Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa)

  • Mónica Franco

    Mónica Franco

    Movimento Bloom

    É formada em Relações Publicas e Publicidade tendo trabalhado na área de publicidade durante 5 anos. Durante 15 anos trabalhou na Operação Nariz Vermelho como Diretora de Comunicação e Fundraising. Hoje em dia é a fundadora e Presidente do Movimento Bloom - Associação Ambiental, sem fins lucrativos, cuja missão é promover, incentivar e divulgar a conservação do ambiente junto das crianças e suas famílias através de iniciativas que visam a sua ligação à natureza, contribuindo para que estas tenham um papel activo na sua CONSERVAÇÃO. Mónica é desde 2012 coordenadora em Portugal da Sharing Nature Worldwide e desde 2018 coordenadora da campanha internacional Dia de Aulas ao Ar Livre (outdoor Classroom Day ) que envolveu até à data a participação de mais de 400 mil crianças em Portugal.

    URL http://www.movimentobloom.org.pt/

    Movimento Bloom

  • Sofia Vogensen

    Sofia Vogensen

    ANP|WWF

    Orgulhosamente Geração Z, no seu cúmulo, com vontade de mudar o mundo desde os montes de Trás os Montes. Nicaraguense, estado-unidense que cresceu no interior norte em Chaves, com ambição de trazer e acrescentar as multiplicidades de vivências e formas de ver o mundo para mudar a educação e potencializar a cidadania activa e sustentável. Coordenadora e mentora na Generation Earth Portugal.

    ANP|WWF

Organizações promotoras

Organizações participantes

ANP (Associação Natureza Portugal/WWF)A Associação Natureza Portugal é uma ONG de Ambiente portuguesa, sem fins lucrativos, que visa a conservação da natureza e a proteção do planeta, trabalhando em parceria e estando alinhada com a missão internacional da WWF – World Wide Fund for Nature, de criar um futuro em que as pessoas e a natureza vivam em harmonia

Greve Climática Estudantil (GCE)Greta Thunberg iniciou sozinha uma greve à escola em setembro de 2018, em frente ao parlamento sueco, para apelar à tomada de medidas contra as alterações climáticas, inspirando um movimento global que recebeu grande atenção mediática. Portugal não foi exceção, e Matilde Alvim, uma jovem de 17 anos na altura, foi a principal precursora da greve estudantil no país, criando núcleos nas cidades de Lisboa, Porto e Coimbra. greveclimaticaestudantilpt@gmail.com

Movimento BloomSob o mote “à descoberta da tua natureza”, a nossa missão é religar as crianças à natureza contribuindo para o seu desenvolvimento integral, de forma a que cresçam mais saudáveis, felizes e conscientes da sua relação com o mundo que as rodeia. Esta ligação à natureza desperta um sentimento de pertença e inspira comportamentos de conservação.

Umundu LxA palavra Umundu contém múltiplos sentidos. Foi construída a partir da tradução para o português da expressão “one world” (ou “Eine Welt” em alemão), muito utilizada no espaço anglo-saxónico, e que transporta a ideia de a humanidade ser uma única grande comunidade global. Esta expressão também inclui em muitos contextos o pensamento de sustentabilidade, ecologia e justiça social (especialmente no contexto da disparidade existente entre as nações desenvolvidas do norte e as nações em desenvolvimento do sul).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

X
X
X