Outubro, 2020

Dom11Out15:0018:00É•ISU!Encontro de Iniciativas Sustentáveis Urbanas15:00 - 18:00 Mercado de Culturas - Mercado do Forno do TijoloTema:Agricultura biológica,Alimentação,Comércio justo,Comunidade,Consumo,Cooperativismo,Economia circular,Economia Solidária,Hortas biológicas,Hortas urbanas,Textil, Roupa & Moda,UrbadoTipo:Debate / Conversa,Palestra

Descrição

Venham passar uma tarde de domingo a explorar projectos muito diversos, mas que na sua essência têm a mesma missão: promover a sustentabilidade em meio urbano, alimentando a esperança de um futuro melhor.
Neste espaço pretendemos que o visitante experiencie o que seria viver na nossa cidade sustentável sonhada, um espaço com reparação de pequenos objectos eléctricos avariados, troca de roupa, reciclagem de móveis antigos, oficinas de artes plásticas com materiais reciclados, o cultivo de um jardim comunitário e a prototipagem de uma mercearia comunitária com produtos escolhidos a dedo. Tudo isto integrado numa filosofia de economia circular de que o consumidor consciente e activo é uma peça essencial.

Os Projectos

  • CIRCULAR WEAR
    MINI SWAP SPOT EM QUE PODES TROCAR PEÇAS DE ROUPA QUE JÁ NÃO USAS POR OUTRAS QUE ADORAS

A Circular Wear traz-nos um mini SWAP SPOT evento em que podemos entregar peças que não usamos e trazer peças que gostamos.
Como funciona:
– entrega até 5 peças que não usas ao chegares
– leva contigo até ao número de peças que entregaste
– são aceites apenas peças de roupa
– são aceites apenas peças em bom estado e lavadas
– caso queiras levar mais do que deixaste temos 2 alternativas para levares o extra que queres: donativo ou contributo em rede social
MEDIDAS DE SEGURANÇA:
– todas as peças que estarão disponíveis para levar já passaram por uma quarentena de 6 meses
– todas as peças que entregarem serão colocadas em quarentena e utilizadas num próximo SWAP SPOT, e não no do próprio dia
– todas as pessoas terão que ter máscara
– só serão permitidas 5 pessoas de cada vez no local das trocas
Ao prolongarmos a vida activa da nossa roupa em apenas 3 meses já estamos a reduzir em 10% a nossa pegada de água, carbono e desperdício.
“Second hand is not because we can’t afford new clothes but because we can’t afford a new planet!”

  • DA HORTA AO PRATO… E DE NOVO À HORTA!
    A ECONOMIA CIRCULAR TAMBÉM É POSSÍVEL NUM RESTAURANTE

Kitchen Dates é o único restaurante do mundo a trabalhar sem caixote do lixo e com ingredientes exclusivamente locais (raio de 50 km para produtos frescos e de 500 km para os restantes ingredientes). Trabalhamos com circuitos curtos, ingredientes 100% vegetais e com produtores conscientes, que seguem os princípios da agricultura biológica e que nos fazem chegar os produtos em recipientes reutilizáveis. Toda a matéria orgânica é compostada no local e entregue aos produtores, para que apliquem novamente nos solos, fechando assim o círculo. Como é que fazemos tudo isto? É o que vamos explicar!

Maria Antunes – Formada em Turismo e Cultura, é a co-fundadora do primeiro restaurante do mundo sem caixote do lixo e a trabalhar exclusivamente com ingredientes locais. Rui Catalão – Passou pelo jornalismo, pelo marketing e pelo desporto antes de se dedicar a 100% ao mundo da alimentação e da sustentabilidade e co-fundar os Kitchen Dates.
  • JARDIM COMUNITÁRIO
    CULTIVAR UM JARDIM EM COMUNIDADE

Vamos poder criar flores de papel para o nosso jardim desejado e plantar sementes que levaremos para casa no nosso vaso improvisado de recipientes reaproveitados.

  • NOVO NOVO
    RECUPERAÇÃO DE MATERIAIS REUTILIZÁVEIS

A Novonovo é uma organização que promove e facilita a prática da reutilização como ferramenta essencial ao desenvolvimento sustentável. Deste modo, procuramos tornar acessíveis todos os materiais que conservem as qualidades necessárias à reutilização em novos contextos, nomeadamente, excedentes de produção, sobras de materiais inutilizados, stock não vendido, etc. Estimulamos novos ciclos regenerativos que permitam a redistribuição de materiais evitando que se tornem resíduos.
Venham conhecer-nos!

  • REPAIR CAFÉ LISBOA
    REPARAÇÕES NAS ÁREAS DA COSTURA E ELETRODOMÉSTICOS
    Este evento está sujeito a inscrições (10 limite máximo)

Tens coisas avariadas lá por casa? Trá-la ao Repair Café onde há voluntários nas áreas de costura e electrodomésticos que te vão ajudar a repará-las. Vamos dizer NÃO ao desperdício!
Deitamos muitas coisas para o lixo, mesmo quando ainda podiam ser arranjadas ou reutilizadas porque a maioria das pessoas já não sabe como reparar os objectos do dia-a-dia e não se valoriza o conhecimento e capacidades práticas de reparação. O Repair Café de Lisboa pretende mudar isto promovendo a partilha de conhecimento técnico e cultural entre cidadãos mais autónomos, conscientes e responsáveis pelo impacto que têm no Planeta e e a valorização dos objectos para que, em vez de serem deitados fora, sejam reparados, convertidos ou integrados na criação de novos objectos úteis e assim usados durante mais tempo, reduzindo o uso de novos materiais e de energia para os produzir. Os Repair Cafés são eventos independentes, públicos e gratuitos, organizados por voluntários. O Repair Café de Lisboa tem o suporte da Circular Economy Portugal e do Fablab de Lisboa

Inscrições para o Repair Café Lisboa

  • RIZOMA, A TUA MERCEARIA COMUNITÁRIA
    MÃOS À OBRA PARA MIÚDOS E GRAÚDOS

Vem ajudar-nos a criar esta mercearia comunitária que é de todos e conta-nos o que queres encontrar nas prateleiras. Queremos partilhar ideias e sonhos!
Nesta tarde de domingo também os mais pequenos poderão ajudar “cultivando” o seu produto, reciclando materiais através das artes plásticas.
A Rizoma é um projeto baseado em valores sociais, ecológicos e colaborativos e não no lucro.
Junta-te a nós!

  • TIPOGRAFIA DO PAPELEIRO DOIDO
    TÉCNICA DE TIPOGRAFIA CLÁSSICA EM PAPEL RECICLADO ARTESANALMENTE

A Tipografia do Papeleiro Doido vai fazer atividades de cerca de 30 minutos sobre a técnica de tipografia clássica.
As impressões serão feitas em papel reutilizado e papel reciclado artesanalmente na Tipografia.
Serão impressas breves composições com temas alusivos ao tema da sustentabilidade.
Os participantes poderão levar para casa como recordação o resultado da atividade.

Organizações

Circular Economy Portugal (CEP)A CEP traduz os princípios da economia circular em projetos concretos, com recurso a estratégias zero desperdício, à inovação social e à ação colaborativa. info@circulareconomy.pt

Mercado de Culturas - Mercado do Forno do TijoloRua Maria da Fonte, 1170 – 221 Lisboa

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

X
X
X