Outubro, 2021

Sex01Out11:00Seg04(Out 4)18:00Embalagens de plástico dadas à luzExposição11:00 - 18:00 (4) Dona Ajuda - Mercado do RatoTemas:Consumo,Economia circular,Lixo,Lixo zero,ReciclagemTipo:Exposição

Descrição

O plástico é um material durável, usado em embalagens desenhadas para desperdiçar. Entopem os pontos de reciclagem e transbordam dos caixotes de lixo.

Como artista, artesã e designer, a Luzia usa estes recursos para criar objetos de luz. Utiliza objetos como sacos, garrafões e garrafas de plástico prolongando a vida deles, criando flores iluminadas para criar bom ambiente em espaços fechados e ao ar livre.
Uma exposição dedicada ao projeto “Embalagens de plástico dadas à luz” que poderá ser visita durante os dias do Festival Umundu no Mercado do Rato.

Intervenientes

  • Evelin Luzia

    Evelin Luzia

    Luzia Upcycling designer, artista, artesã As Flores iluminadas de Luzia crescem do lixo. São Embalagens de Plástico dadas à luz. Em criança vivia no campo onde apanhava e oferecia flores. Hoje apanho garrafas de plástico nas ruas de Lisboa e crio flores com luz. Flores são alimento para a alma e trazem harmonia à casa. Luz é sinónimo de consciência, naturalmente, pela Mãe Terra. Desde a primavera de 2017 estou exclusivamente dedicada à investigação de técnicas para o upcycling de embalagens de plástico e o design orgânico. Desenvolvi a minha técnica própria para transformar sacos de plástico em folhas translucidas para a produção de abajures. Nas minhas obras, sacos de plástico formam pétalas e o garrafão de água forma o cálice da flor, que de seguida ilumino com LED elétrico ou solar. Refiro-me ao meu processo criativo de upcycling como “Enlightening Trash”. Na minha oficina resíduos são recuperados e transformados, assim prolongo o ciclo de vida do plástico. Por outro lado, ao criar objetos de arte com funcionalidade para a casa, o lixo doméstico retorna com valor e amor para a casa. Tudo é cíclico, tudo se transforma. Comecei a minha vida profissional como Artista gráfico, especializado em criar letreiros. Para além do ofício tradicional de pintura manual, serigrafia, e douradura, trabalhei com iluminação e com os primeiros plotters de corte dos anos 80. Desenhei, produzi e instalei na Alemanha e em França, antes de me mudar para Portugal em 92. Em Lisboa trabalhei como designer para os media, seguido de um longo período ao serviço da indústria musical e dos artistas performativos.

    URL https://www.luzia.pt/

Organizações promotoras

LUZIA

As flores de Luzia florescem e brilham para inspirar os terráqueos a valorizar os recursos do nosso planeta. O meu trabalho é dedicado à redução do desperdício através da reciclagem de embalagens de plástico em esculturas de luz. Sendo a luz uma metáfora para a esperança e consciência, a minha visão é fechar o ciclo e plantar luzes bonitas e eficientes em casas e espaços públicos em todo o nosso planeta, dentro e fora de casa. Ao serviço da Mãe Terra, com Amor e Luz.

Medidas de contingência

Uso obrigatório de máscara
Distancia física obrigatória
Indicações adicionais Estão em vigor as normas de contingência da DGS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

X
X
X