Outubro, 2022

Qui20Out9:5011:30Evento finalizadoGIRAS SOLIS - Agarra o Sol de Lisboa! Passeios à descoberta da energia solar na cidadePercurso solar Cidade Universitária9:50 - 11:30 Faculdade de Ciências da Universidade de LisboaTemas:Alterações climáticas,Comunidade,Energias RenováveisTipo:Passeio

Descrição

Criámos 3 percursos diferentes (feitos a pé ou de transportes públicos). O percurso Cidade Universitária, consiste na realização de 2 visitas: uma visita sistema fotovoltaico da Faculdade de Ciências e após esta terminar, uma visita ao sistema fotovoltaico do estacionamento do Hospital de Santa Maria. As visitas serão acompanhadas por um técnico especializado, que darão uma explicação sobre cada sistema e que está disponível para responder a dúvidas e questões colocadas pelos participantes. A deslocação entre cada visita será feita a pé e/ou de transportes públicos.

PROGRAMA DA VISITA:
09:50 Encontro na entrada do edifício C8, junto ao segurança.
10:00 Início da visita ao sistema fotovoltaico da Faculdade de Ciências
10:40 Deslocação para o Hospital de Santa Maria
11:00 Visita ao sistema solar fotovoltaico do parque de estacionamento do Hospital de Santa Maria
11:30 Fim do percurso, resposta a questões

Caso as condições meteorológicas no dia não sejam favoráveis, a atividade poderá ser cancelada. Os participantes serão avisados por telefone até 1h antes do horário de início do percurso.
Pedimos aos participantes que instalem previamente a App da Solis (disponivel em https://www.solis-lisboa.pt/app/), que será utilizada durante os percursos.

Ponto de encontro na entrada do edifício C8 junto do segurança

Inscrição

Inscrições fechadas

Inscreve-te para poderes participar neste evento

Não consegues participar?Cancela a tua inscrição

Intervenientes

  • Carlos Duarte

    Carlos Duarte

    Carlos Duarte, licenciado em Engenharia Eletrotécnica Ramo de Energias Renováveis e Sistemas de Potência, pelo IPS-EST. Iniciou funções no CHULN, no Serviço de Instalações e Equipamentos em 2008, na elaboração de projetos de eletricidade, acompanhamento e fiscalização, de obras. Atualmente Coordena as Oficinas e o Armazém de Manutenção da mesma entidade. Acumula a função de Gestor de Energia e Recursos do CHULN, onde foi Assessor do Presidente do Concelho de Administração para o Programa de Eficiência Energética, entre Outubro de 2016 e Maio de 2019. Entre 2005 e 2008 foi Analista de Projeto e Inspetor de instalações elétricas de Categoria C, no ISQ – Instituto de Soldadura e Qualidade

  • Miguel Centeno Brito

    Miguel Centeno Brito

    Miguel licenciou-se em Engenharia Física no Instituto Superior Técnico, em Lisboa e, em 1999, obteve o doutoramento na Universidade de Oxford, no Reino Unido. Desde então, está na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, ensinando e investigando energia solar sobretudo aos alunos de Engenharia da Energia e Ambiente. É o responsável pelo Campus Solar - Laboratório de Energia Solar.

Organizações participantes

Lisboa e-NovaA Lisboa E-Nova – Agência de Energia e Ambiente de Lisboa é uma associação de direito privado sem fins lucrativos que tem como finalidade promover o desenvolvimento sustentável de Lisboa e respetiva área metropolitana, Numa perspetiva integradora de medidas de adaptação às alterações climáticas e ações de mitigação, e apoiando a inovação e o desenvolvimento de projetos que permitam a redução de emissões de gases com efeito de estufa (GEE), a Lisboa E-Nova trabalha com vista a uma cidade de baixo carbono e menos vulnerável aos efeitos do clima futuro. Uma cidade que seja um exemplo a seguir no caminho da descarbonização e que se foque no bem-estar do cidadão e das gerações futuras. Ao assumir-se como um ator chave da cidade na prossecução dos objetivos nacionais e internacionais de energia e clima para 2030 e 2050, a Lisboa E-Nova, estrutura as suas áreas de atuação estratégica em três grandes eixos: Energia, Água e Materiais que, quando abordados em conjunto, consubstanciam a área da Economia Circular, acompanhados por outros três eixos horizontais: Educação, Comunicação e Ciência dos Dados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

X
X
X