Outubro, 2022

Sex21Out18:3020:30Imaginários Errantes: tecendo utopias18:30 - 20:30 Biblioteca de AlcântaraTemas:Comunidade,Ecologia,Habitação,Justiça social,Relações humanas,Saúde mentalTipo:Filme,Movimento e Expressão corporal,Oficina

Descrição

Neste fim de tarde, estaremos junt*s para assistirmos ao vídeo “Imaginários Errantes: tecendo utopias”, que documenta a experiência do trabalho criativo produzido pelo Coletivo desde 2020. Dessa experiência resultou um diário coletivo da imaginação, e uma partilha de modelos e práticas coletivas inspiradoras de mudança com mulheres errantes e
coletivos de distintas partes da América Latina e Europa. Após a projeção do vídeo partiremos para um momento de criação sensorial e afetiva, construindo coletivamente um espaço de partilha e reflexão sobre práticas transformadoras do nosso quotidiano. As ferramentas que vamos utilizar serão o poder da nossa imaginação, a partilha de sentimentos e afetividades e a ativação das nossas capacidades criativas.

Filme: Imaginários Errantes: Tecendo Utopias

O vídeo “Imaginários Errantes: tecendo utopias” documenta a experiência do trabalho criativo produzido pelo Coletivo desde 2020. Dessa experiência resultou um diário coletivo da imaginação multimodal e multilíngue. O diário foi uma partilha de desejos e emoções, assim como uma investigação de modelos e práticas coletivas inspiradoras de mudança com coletivos e mulheres errantes de distintas partes da América Latina e da Europa.
Coletivos/mulheres participantes: Mujeres Errantes (vários lugares), Mulheres Errantes Lisboa, Ammura Chascomus (Argentina), Andrea Acuña Cabanzo (Mexico), Nosotras Asociación por los cuidados y el empleo de hogar Granada (Spain) and Paola di Nunzio, antiga da República Rosa Luxemburgo (Portugal).

Organizações participantes

Mulheres Errantes / Mujeres ErrantesSomos grupos auto-organizados e geridos coletivamente por pessoas que se identificam como “mulheres errantes”; e que se conectam através de experiências e atividades criativas e artísticas. Somos mulheres de distintas partes da Europa e da América Latina; falamos diferentes línguas e vivemos diferentes situações de vida. Somos ativistas, artistas, mães, académicas, educadoras e cidadãs. Acreditamos na co-criação de um mundo melhor através de práticas coletivas no nosso dia a dia. O grupo Mujeres Errantes foi fundado em Granada (Espanha), em 2018 e, desde a primavera de 2020, em plena pandemia, seguiu online. A partir de 2021, em Lisboa também um grupo de mulheres errantes começa a encontrar-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

X
X
X