Outubro, 2020

Seg12Out19:0020:00OnlineImpacto da Covid 19 na produção e consumo alimentar19:00 - 20:00 Tema:Agricultura,Alimentação,Ecologia,Hortas urbanasTipo:Debate / Conversa,Palestra

Descrição

Os sistemas alimentares globais viram-se altamente afectados pela pandemia Covid 19 que veio criar uma grande instabilidade tanto para produtores como para consumidores. No entanto, pode representar uma oportunidade para redesenhar os nossos sistemas alimentares tornando-os mais resilientes e sustentáveis. Uma conversa aberta onde se pretende refletir sobre estratégias que aproximem produtores, consumidores e investigação na construção de um sistema alimentar que respeite princípios ecológicos, seja socialmente mais justo e economicamente viável, em suma agroecológico.

Evento online

Evento terminou!

Intervenientes

  • Carlota Sanches

    Carlota Sanches

    Comissão de Organização da Caravana AgroEcológica

    A Carlota Ribeiro Sanches passou uma boa parte da vida a passear pelo mundo, colhendo experiências ligadas à agroecologia: visitou vários países da América Latina onde participou em projectos relacionados com agricultura sustentável e tratou de vendas directas de agricultores de produções biológicas em Inglaterra.

    Comissão de Organização da Caravana AgroEcológica

  • Cristina Amaro da Costa

    Cristina Amaro da Costa

    Instituto Politécnico de Viseu e membro da comissão de acompanhamento da Caravana AgroEcológica

    Engenheira Agrónoma, professora e investigadora no Instituto Politécnico de Viseu. Foi Vice-Diretora da Estação Nacional de Pesquisa Agronômica entre 2000 e 2007. As suas áreas de interesse tanto no âmbito da pesquisa como do ensino vão desde a agroecologia, à agricultura biológica, gestão integrada de pragas, como foco na agricultura familiar e na redução dos impactos dos sistemas agrícolas. É coordenadora de vários projetos nacionais e internacionais.

    Instituto Politécnico de Viseu e membro da comissão de acompanhamento da Caravana AgroEcológica

  • Duarte Almeida Pires

    Duarte Almeida Pires

    Responsável pela produção na Quinta do Arneiro

    A QUINTA DO ARNEIRO, fundada em 1967, é um projeto familiar que fica na região Oeste, concelho de Mafra, freguesia da Azueira, uma região de agricultura por excelência. Em 2007 entra numa nova fase iniciando a conversão do primeiro hectare de hortícolas para modo de produção biológico (MPB) e em 2015 passa a ter uma área total de 8 ha em produção biológica certificada e inicia-se a requalificação de mais um armazém para poderem oferecer aos clientes um espaço onde possam provar os legumes da horta, onde possam ir fazer cursos sobre os mais diversos temas todos eles relacionados com alimentação, boas práticas agrícolas, sustentabilidade e onde podem fazer as suas compras.

    Responsável pela produção na Quinta do Arneiro

  • Filipa Janson

    Filipa Janson

    Produtora na Quinta Vila Caiz, em Amarante

    Pertence a uma cooperativa que se chama Orgânicos: Os ORGÂNICOS são uma cooperativa de produtores biológicos certificados. Entregam cabazes em todo distrito do Porto e estão, todos os sábados, nas feiras biológicas do Porto, Gaia e Matosinhos. Têm padaria artesanal e mercearia biológica

    Produtora na Quinta Vila Caiz, em Amarante

  • Sara Magalhães

    Sara Magalhães

    Comissão Científica da Caravana AgroEcológica

    A Sara Magalhães é professora de Biologia Evolutiva na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Passou os últimos 20 anos, em Portugal e no estrangeiro, a estudar o ácaro-aranha, uma praga agrícola à escala mundial. Recentemente, decidiu embarcar na aventura de impulsionar a Agroecologia em Portugal, para que possamos ter uma agricultura mais saudável e mais sustentável.

    Comissão Científica da Caravana AgroEcológica

Organizações

Caravana AgroEcológicaCaravana AgroEcológica - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais ce3c, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. A Caravana AgroEcológica é uma iniciativa que vem dar resposta à necessidade de dar a conhecer a importância da agroecologia em Portugal. Projectos em desenvolvimento: -Dia dos Produtores -Rotas da Caravana AgroEcológica -Hortas nas Escolascaravana20@fc.ul.pt https://www.instagram.com/caravana_agroecologica/

Hora

(Segunda) 19:00 - 20:00

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

X
X
X