Outubro, 2020

Seg12Out19:0020:00OnlineImpacto da Covid 19 na produção e consumo alimentar19:00 - 20:00 Temas:Ecologia,Hortas urbanasTipo:Debate / Conversa,Palestra

Descrição

Os sistemas alimentares globais viram-se altamente afectados pela pandemia Covid 19 que veio criar uma grande instabilidade tanto para produtores como para consumidores. No entanto, pode representar uma oportunidade para redesenhar os nossos sistemas alimentares tornando-os mais resilientes e sustentáveis. Uma conversa aberta onde se pretende refletir sobre estratégias que aproximem produtores, consumidores e investigação na construção de um sistema alimentar que respeite princípios ecológicos, seja socialmente mais justo e economicamente viável, em suma agroecológico.

Evento online

Evento terminou!

You are the moderator of this event. Access the live stream

Iniciar sessão

Intervenientes

  • Carlota Sanches

    Carlota Sanches

    Caravana AgroEcológica

    Licenciada em Comunicação e Cultura e Pós-graduada em Desenvolvimento Humano Sustentável. Trabalhou no âmbito da distribuição e venda de produtos biológicos e colaborou com vários projetos comunitários promotores do bem-estar através da Horticultura Terapêutica, no Reino Unido. Através da rede WOOFF, colaborou com vários projetos Agroecológicos no Brasil, Argentina e Chile. Na Caravana AgroEcológica dá apoio em todas as iniciativas, estando mais ligada à Caravana na Rádio e à divulgação do projeto através do website e das redes sociais. Desde Outubro de 2020, integra também a equipa do MedCaravan, um projeto Europeu financiado pelo programa Erasmus +, que pretende recolher, valorizar e partilhar conhecimento local sobre práticas agroecológicas através da criação de materiais educativos.

    Caravana AgroEcológica

  • Cristina Amaro da Costa

    Cristina Amaro da Costa

    Instituto Politécnico de Viseu e membro da comissão de acompanhamento da Caravana AgroEcológica

    Engenheira Agrónoma, professora e investigadora no Instituto Politécnico de Viseu. Foi Vice-Diretora da Estação Nacional de Pesquisa Agronômica entre 2000 e 2007. As suas áreas de interesse tanto no âmbito da pesquisa como do ensino vão desde a agroecologia, à agricultura biológica, gestão integrada de pragas, como foco na agricultura familiar e na redução dos impactos dos sistemas agrícolas. É coordenadora de vários projetos nacionais e internacionais.

    Instituto Politécnico de Viseu e membro da comissão de acompanhamento da Caravana AgroEcológica

  • Duarte Almeida Pires

    Duarte Almeida Pires

    Responsável pela produção na Quinta do Arneiro

    A QUINTA DO ARNEIRO, fundada em 1967, é um projeto familiar que fica na região Oeste, concelho de Mafra, freguesia da Azueira, uma região de agricultura por excelência. Em 2007 entra numa nova fase iniciando a conversão do primeiro hectare de hortícolas para modo de produção biológico (MPB) e em 2015 passa a ter uma área total de 8 ha em produção biológica certificada e inicia-se a requalificação de mais um armazém para poderem oferecer aos clientes um espaço onde possam provar os legumes da horta, onde possam ir fazer cursos sobre os mais diversos temas todos eles relacionados com alimentação, boas práticas agrícolas, sustentabilidade e onde podem fazer as suas compras.

    Responsável pela produção na Quinta do Arneiro

  • Filipa Janson

    Filipa Janson

    Produtora na Quinta Vila Caiz, em Amarante

    Pertence a uma cooperativa que se chama Orgânicos: Os ORGÂNICOS são uma cooperativa de produtores biológicos certificados. Entregam cabazes em todo distrito do Porto e estão, todos os sábados, nas feiras biológicas do Porto, Gaia e Matosinhos. Têm padaria artesanal e mercearia biológica

    Produtora na Quinta Vila Caiz, em Amarante

  • Sara Magalhães

    Sara Magalhães

    Comissão Científica da Caravana AgroEcológica

    A Sara Magalhães é professora de Biologia Evolutiva na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Passou os últimos 20 anos, em Portugal e no estrangeiro, a estudar o ácaro-aranha, uma praga agrícola à escala mundial. Recentemente, decidiu embarcar na aventura de impulsionar a Agroecologia em Portugal, para que possamos ter uma agricultura mais saudável e mais sustentável.

    Comissão Científica da Caravana AgroEcológica

Organizações participantes

Caravana AgroEcológicaCaravana AgroEcológica - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais ce3c, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. A Caravana AgroEcológica é uma iniciativa que vem dar resposta à necessidade de dar a conhecer a importância da agroecologia em Portugal. Projectos em desenvolvimento: -Dia dos Produtores -Rotas da Caravana AgroEcológica -Hortas nas Escolashttps://www.instagram.com/caravana_agroecologica/ caravana20@fc.ul.pt

Hora

(Segunda) 19:00 - 20:00

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

X
X
X