Outubro, 2021

Seg04Out15:0018:00OnlineJustiça Social começa na Escola15:00 - 18:00 Tema:Cidadania,Comunidade,Educação,Politica,RegeneraçãoTipo:Debate / Conversa,Palestra

Descrição

As tremendas injustiças sociais e ambientais que vivemos exigem mudanças sistémicas radicais. Urge rompermos com a inércia e colocarmos em prática alternativas, especialmente na forma como agimos colectivamente e fazemos política.

As assembleias de cidadãos promovem uma política colaborativa, inclusiva e regenerativa, apontando um caminho possível para alcançarmos as mudanças necessárias. Por todo o mundo, um número cada vez maior de governos (tanto ao nível local como nacional) promove e organiza assembleias de cidadãos. No entanto, não podemos deixar apenas às instituições políticas esta iniciativa. Importa também nós impulsionarmos e disseminarmos este tipo de cultura política por toda a sociedade.

Um dos espaços onde essa renovação pode e deve ocorrer é nas escolas. Serão, afinal, os mais jovens quem herdará o pesado fardo deixado pelas nossas sociedades disfuncionais. Para eles, explorar alternativas passa por reinventar a escola enquanto espaço de democracia. Neste evento vamos aprender sobre uma recente experiência nesta área, escutando os relatos, na primeira pessoa, de vários jovens envolvidos no projecto DeliberaEscola.

O DeliberaEscola traz para o meio escolar as práticas fundamentais das assembleias de cidadãos. Em três escolas da Área Metropolitana de Lisboa, foram escolhidos por sorteio 54 alunos do terceiro ciclo que integraram o “Conselho de Alunos” da sua respectiva escola. Com a facilitação e orientação de alunos do ensino secundário, o Conselho de Alunos trabalhou, de forma colaborativa, ao longo do ano lectivo para gerar e implementar recomendações para a melhoria da escola. O projecto entra agora no seu segundo ano, com presença planeada em 11 escolas.

O evento será presencial (para os estudantes das escolas envolvidas).
Apresentaremos brevemente a metodologia utilizada, com testemunhos dos alunos participantes, e seguir-se-á uma sessão de discussão com participação online do público. 
A sessão de discussão será das 17h às 18h e é necessária a inscrição pelo e-mail info@forumdoscidadãos.pt

Duração: 3 horas – 15:00 metodologia / 16:00 prós e contras / 17:00 salas de discussão

Evento online

Evento terminou!

Intervenientes

  • Paula Cardoso

    Paula Cardoso

    Fundadora da comunidade digital “Afrolink”, que visibiliza profissionais africanos e afrodescendentes residentes em Portugal ou com ligações ao país, é também autora da série de livros infantis “Força Africana”, projetos desenvolvidos para promover uma maior representatividade negra na sociedade portuguesa. Com o mesmo propósito, juntou-se à equipa de hosts do “Black Excellence Talk Series”, e ao painel residente do talk-show online “O Lado Negro da Força”. Integra ainda o Fórum dos Cidadãos, associação que visa contribuir para revigorar a democracia portuguesa; e é umas das mentoras do HeforShe Lisboa, movimento internacional com vista a um esforço global pela Igualdade de Género. É natural de Moçambique, licenciou-se em Relações Internacionais, e soma quase 20 anos de experiência em Jornalismo, percurso iniciado na revista Visão e amadurecido em Angola, na direção do site do Novo Jornal.

Organizações promotoras

Organizações participantes

Assembleias de Cidadãos PortugalGrupo de ativismo que dedica-se a divulgar assembleias de cidadãos junto à sociedade civil organizada e representantes políticos.

Fórum dos CidadãosOrganização que dedica-se a revigorar a democracia em Portugal, em particular através da promoção e organização de assembleias de cidadãos.

Hora

(Segunda) 15:00 - 18:00

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

X
X
X