Outubro, 2021

Sab02Out10:0014:00Evento finalizadoLisboa Comestível - Um percurso da Utopia à Realidade10:00 - 14:00 Museu de Lisboa - Palácio PimentaTemas:Arquitetura,Cidadania,Comércio justo,Comunidade,Consumo,Cooperativismo,Crise económica,Ecologia,Educação,Empregos verdes,Hortas urbanas,Justiça climática,Pegada de Carbono,Novas Tecnologias,Relações humanas,Saúde mental,Saúde PúblicaTipo:Debate / Conversa,Exposição,Feira / Mercado,Visita guiada

Descrição

O evento centra-se sobre a temática da horticultura vertical em contexto urbano e procura traçar uma visita tripartida a três instalações desenvolvidas pela Upfarming ao longo do último ano, situadas todas elas em Alvalade. 

A primeira etapa terá início com a visita ao conjunto da exposição “Hortas de Lisboa – Da Idade Média ao Século XXI”, patente no Museu de Lisboa – Palácio Pimenta. Esta primeira paragem terá especial enfoque na instalação – Lisboa Comestível – na qual, em torno do tema da Soberania Alimentar das cidades do futuro, se apresentam num dispositivo interactivo, oito casos de estudo que pretendem ensaiar sistemas que consigam atender à demanda de uma produção eficiente e repensar parte da cadeia alimentar de Lisboa. 

A segunda etapa consistirá na visita ao pavilhão Food Temple, situado a poucos metros de distância, nos Jardins do mesmo Museu, onde estará exposta à escala real uma das torres de produção vertical ilustradas na visão utópica da primeira etapa. 

A terceira e última etapa terá lugar no Parque Hortícola Aquilino Ribeiro Machado na Avenida do Brasil, com a visita ao projecto “Do Céu Para a Mesa”, uma iniciativa piloto de vocação social que conta já com uma estufa vertical com 4 torres de produção operacionais. Tendo nascido no âmbito do programa Bip.Zip.2020 da CMLisboa e contando com o apoio da JF de Alvalade, a proposta pretende ensaiar na prática o potencial que estas tecnologias têm de promover a autossustentabilidade alimentar pela horticultura vertical para consumo das comunidades locais, com especial ênfase nos bairros das Murtas e São João de Brito e Pote D’Água.

Inscrição

Inscrições fechadas

Inscreve-te para poderes participar neste evento

Não consegues participar?Cancela a tua inscrição

Intervenientes

  • Bruno Lacey

    Bruno Lacey

    Bruno Lacey, atual Diretor de Operações da Upfarming, foi o fundador da Urban Growth, uma empresa social que cria e mantém espaços verdes em Londres. Já no seu sétimo ano, a UG trabalha com o governo local, empresas e marcas internacionais como Timberland e LindaMcCartney Foods, para melhorar o bem-estar dos londrinos através da sua ligação à natureza na cidade. Entre outras varias atividades, destacam-se ainda a conceção do Social Entrepreneur's Toolkit, um curso para aspirantes a fundadores, e a criação do Climate Change the Game, o jogo de tabuleiro mais sustentável do mundo!

    URL https://pt.linkedin.com/in/brunolacey

  • Tiago Sá Gomes

    Tiago Sá Gomes

    Tiago Sá Gomes, atual Diretor Criativo da Upfarming, foi um dos fundadores do atelier Parto, um estúdio de arquitetura sediado em Lisboa e fundado em 2016 que para além da prática comum tem desenvolvido projetos de índole comunitária centrados na ecologia, horticultura e sustentabilidade em contexto urbano. Projetos recentes de interesse incluem o Abrigo da Horta FCUL, a Rede Vermicompostagem do projeto Mouraria Composta, a Plataforma de Compostagem do Museu de Lisboa, o projeto para a renovação de uma estufa do século XIX nos jardins do Palácio Pimenta, e mais recentemente na colaboração para a conceção e execução da instalação "Lisboa Comestível" para a exposição Hortas de Lisboa, inaugurada em Outubro de 2020 no Museu de Lisboa - Polo do Palácio Pimenta.

Organizações promotoras

UPFARMING

Promover a autossustentabilidade alimentar pela agricultura para consumo próprio através do desenvolvimento e implementação de sistemas de agricultura vertical. Promover relações sociais e revitalizar o conceito de vizinhança. Promover técnicas e práticas agrícolas ambientalmente saudáveis.

 

Organizações participantes

UpfarmingPromover a autossustentabilidade alimentar pela agricultura para consumo próprio através do desenvolvimento e implementação de sistemas de agricultura vertical. Promover relações sociais e revitalizar o conceito de vizinhança. Promover técnicas e práticas agrícolas ambientalmente saudáveis.Rua da Madalena n.º214 1.ºDir 1100-325 Lisboa

Medidas de contingência

Uso obrigatório de máscara
Distancia física obrigatória
Indicações adicionais Estão em vigor as normas de contingência da DGS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

X
X
X