Outubro, 2021

Seg04Out16:3018:00Evento finalizadoOnlineMobilidade Justa- Viajar com os Pés na Terra16:30 - 18:00 Tema:Alterções climáticas,Crise Ambiental,Decrescimento,MobilidadeTipo:Debate / Conversa

Descrição

Depois da acalmia do ritmo frenético das viagens mundiais devido à pandemia de covid-19, há quem clame por um regresso ao que havia, agravando a crise ecológica e social, a catástrofe climática e a perda de biodiversidade, aumentando inclusivamente o risco de novos surtos pandémicos. Mas podemos aproveitar este abrandamento para aprender, refletir e mudar. Construir um futuro em que o ser humano deixa de explorar a natureza, e se redescobre como parte dela. Esta aventura implica uma mudança radical e fascinante na forma como a nossa espécie se desloca pelo planeta.

“Viajar com os Pés na Terra” requer uma reorganização do nosso sistema económico a vários níveis. Não afeta apenas a forma como nos deslocamos, mas também a forma como trabalhamos e consumimos. Vamos deslocar-nos menos e mais devagar.

Este webinário vai explorar as oportunidades de uma mobilidade justa para viajar – e viver – melhor, com meios de transporte que respondem às necessidades e aspirações das pessoas, das comunidades e dos territórios, ao mesmo tempo que respeitam os limites biofísicos do planeta, em harmonia com os ritmos naturais.

Inscrição

Inscrições fechadas

Inscreve-te para poderes participar neste evento

Não consegues participar?Cancela a tua inscrição

Evento online

Evento terminou!

Intervenientes

  • Hans Eickhoff

    Hans Eickhoff

    Moderador

    Hans Eickhoff. Médico e ativista. Vive em Portugal desde 1990. Pai de 3 filhos entre 4 e 25 anos. Doutorado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Membro da Rede para o Decrescimento, da campanha ATERRA e do movimento Stay Grounded. Co-fundador do Coletivo X.

    Moderador

  • Miguel Valencia

    Miguel Valencia

    Miguel Valencia Mulkay. Engenheiro Químico (UNAM). Acadêmico do pensamento de Ivan Illich (Escola Cuernavaca) e do ambientalismo internacional desde 1972. Investigador dos efeitos nocivos dos transportes, indústria, urbanização, produção e consumo de energia sobre o clima, ambiente, culturas, laços sociais e outras questões. Desde 1986, ele atua em questões ecológicas - Água, Energia, Diversidade Biológica, Resíduos e Poluição, e em apoio a vários: usina nuclear Laguna Verde e vários megaprojetos de água e transporte na Bacia do Vale do México. Desde 1990, aluno do pensamento de Jean Robert, discípulo de Ivan Illich, da Escola Cuernavaca. Em 1991, com outros ecologistas, fundou o Fórum Regional de Ecologistas do Vale do México, para participar do Fórum Social da Cúpula da Terra, Rio 92. A partir deste Fórum Social, participa ativamente em vários encontros ou fóruns sociais ou populares, paralelos às cúpulas mundiais sobre meio ambiente, energia, água e clima. Divulga estudos sobre o uso do automóvel e o transporte urbano. Em 2004, fundou com vários ativistas a Aliança para a Mobilidade Humana (Movilidad Sustentable), para mudar a legislação sobre transporte urbano na Cidade do México e para promover a caminhada e a bicicleta na cidade. Em 2005 refundou o Foro Regional Ecologista del Valle de México, com o nome de ECOMUNIDADES, Red Ecologista de la Cuenca de México, da qual é coordenador. Em 2007 promoveu o Primeiro Colóquio "La Apuesta por el Descrecimiento", para introduzir no México o movimento contra o crescimento ilimitado nascido na França. (Serge Latouche) Em 2008, juntamente com ativistas de bairros da Cidade do México, fundou a Red en Defensa de la Ciudad de México, para promover a defesa das cidades e bairros da Cidade do México. Em 2009, foi convidado como orador no seminário internacional sobre o decrescimento no Klimaforum09 em Copenhaga, paralelo à cimeira climática, COP15. Em 2010, a convite do Klimaforum09, promoveu a organização do Klimaforum10, uma cimeira popular paralela à cimeira climática, COP-16 em Cancun. Participou nas conferências internacionais de decrescimento em Barcelona 2010, Montreal 2012 e Veneza 2012. Durante muitos anos foi membro do Conselho Editorial da revista Culture Change em Arcata, Ca. Membro das redes internacionais, World Carfree Network; Climate Justice Now! e a rede internacional de decrescimento. Promotor da Primeira Conferência Norte-Sul de Degrowth-Decrescimento, Cidade do México 2018 https://degrowth.descrecimiento.org/. Coordenador do coletivo Cambiemos el Sistema No el Clima, fundado em 2019, para promover o reconhecimento da Emergência Climática e Ambiental no México. Ver: http://chng.it/T79f4q98 Email: vammulkay@gmail.com ; Blog: http://red-ecomunidades.blogspot.com/ e http://decrecimientomexico.blogspot.mx

    URL http://red-ecomunidades.blogspot.com/

Organizações promotoras

Organizações participantes

AterraATERRA é a campanha pela redução do tráfego aéreo, por uma mobilidade justa e que respeite os limites do planeta. Pertencemos à rede global Stay Grounded. aterra@riseup.net

ECOMUNIDADESAção ecológica na Bacia do México e no mundo localmente, apoio às lutas ambientais neste território e no mundo, a luta pelo decrescimento e a luta pelo clima.

Hora

(Segunda) 16:30 - 18:00

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

X
X
X