Outubro, 2022

Qui20Out18:3019:30Presencial & onlineModa consciente - É possível ter roupa com menos impacto?18:30 - 19:30 Centro de Cultura e Intervenção Feminista (CCIF/UMAR)Temas:Textil, Roupa & ModaTipo:Debate / Conversa

Descrição

A indústria da moda tem impacte negativo no ambiente, e também práticas de exploração humana. Todos podemos fazer diferente e contribuir para uma mudança.
Nesta mesa redonda, vamos conversar sobre como comprar (ou não comprar) roupa de forma mais consciente.
Através de projetos que oferecem alternativas, de pessoas que espalham a mensagem para um consumo de moda mais consciente e também de formas de usarmos o que temos de maneira criativa.

Público Alvo: >16 anos

Intervenientes

  • Ana Lopes

    Ana Lopes

    Como em muitas famílias na altura, sempre herdei roupa da minha irmã mais velha, que passava depois para as minhas primas mais novas. A minha Mãe, modista de profissão, sempre aproveitou tecidos – para fazer guardanapos, panos de limpeza ou sacos do pão. Cresci rodeada dessa realidade, e não lhe dava valor, querendo antes comprar roupa da moda, nas lojas da altura. Comecei a despertar de forma muito lenta para as questões da sustentabilidade ambiental. Comecei a ganhar uma consciência, sem dar conta disso. Aos poucos, fui descobrindo pessoas inspiradoras, vendo documentários e descobrindo novas formas de pensar, que cada vez me faziam mais sentido. A par disso, fui mudando comportamentos. Com essa consciência, foi crescendo uma vontade de fazer algo mais ativo, de apresentar soluções que ajudem outros a ter um comportamento mais sustentável.

  • Telma Santos

    Telma Santos

    Tive a sorte de encontrar na vida pessoas que me levaram a aprofundar os temas da sustentabilidade e resiliência das comunidades. Tudo começou com a Iniciativa de Transição em Telheiras em 2010 e, até hoje, nunca mais parei de querer saber mais e de mudar o estilo de vida um bocadinho todos os dias. Tento sempre que as minhas ações tenham o menor impacto ambiental e se possivel tentar deixar os lugares, o ambiente, o planeta, um pouco melhor do que encontrei.

Organizações promotoras

reCloset

Organizações participantes

Circular Economy Portugal (CEP)É uma associação sem fins lucrativos que trabalha há mais de 5 anos na promoção da transição para uma economia circular em Portugal, desenvolvendo ações de capacitação e projetos nas áreas da partilha, reutilização e da reparação.info@circulareconomy.pt

Circular WearA Circular Wear é um projecto que nasceu em 2019, com o objectivo de contribuir para a redução de desperdício e poluição, ao mesmo tempo que fornece às comunidades a possibilidade de adquirir peças de roupa em bom estado de utilização gratuitamente. O movimento dos pontos de trocas fixos, permanentes e gratuitos denominados por SWAP SPOTs, såo a primeira iniciativa do projecto, que após a implementação do SWAP SPOT piloto com o apoio do Impact Hub Lisbon, teve um crescimento muito positivo, com a existência de 20 pontos até à data, em 5 municípios do País, e uma parceria com o Brasil. O conceito dos pontos de trocas fixos e gratuitos são um formato de simples utilização, em que todas as pessoas que tenham um destes SWAP SPOTs perto de si, se podem dirigir ao mesmo e levar algo que gostem. Com a missão de a criação de uma comunidade de partilha, a Circular Wear promove o sentimento de pertença de todos os que utilizam os SPOTs: que todos os utilizadores percepcionem os pontos de trocas como sendo deles, ao mesmo tempo que partilhados. Sendo um projecto em rede, os utilizadores podem deixar peças de roupa num SWAP SPOT em Lisboa e levar peças para si de um SWAP SPOT do Porto por exemplo. O que a Circular Wear promove traz benefícios ambientais na medida em que se pretende reduzir a quantidade de vestuário que acaba em aterros, ao mesmo tempo que se reduz a quantidade de vestuário adquirido no mercado massificado. circularwear@gmail.com

Re:costuraSurgimos com o intuito de repensar o modelo existente e mudar o paradigma da indústria da moda. Pretendemos inspirar o público a reutilizar roupas usadas de uma forma criativa, através da valorização da matéria-prima, e consequentemente, da peça re-criada, vendo a transformação como método preventivo do desperdício, com base na reutilização e numa acção colaborativa, valorizando o material mas também quem o confecciona, e consciencializado o consumidor, para que assim possamos contribuir para a construção de uma sociedade ambientalmente e eticamente mais sustentável.

reClosetA reCloset é um projeto que quer contribuir para despertar consciências para o impacto ambiental e social da moda. Participamos em eventos de sustentabilidade, criamos conteúdos e dinamizamos uma loja online onde é possível comprar e vender roupa em 2ª mão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

X
X
X