Outubro, 2020

Seg12Out20:0022:00Evento finalizadoOnlineMoeda Livre20:00 - 22:00 Tema:Economia,Sistema MonetárioTipo:Debate / Conversa,Palestra

Descrição

A Moeda Livre é um novo paradigma de criação de moeda que foi proposto por Stéphane Laborde, em 2010, através da Teoria Relativa da Moeda. Laborde desenvolveu um modelo matemático que garante que a criação de moeda beneficie em igual medida todos os indivíduos passados, presentes e futuros. Trata-se de uma moeda centrada na vida humana, que gera abundância e desincentiva atitudes predatórias ou especulativas. Aberta a todos os seres humanos de forma incondicional, a Moeda Livre é co-criada por cada membro, em partes iguais e sem juros, através de um Dividendo Universal. Este dividendo representa um rendimento regular e equitativo para cada membro.
Em 2017 surgiu em França a Ğ1 – June, uma moeda digital que aplica os princípios da moeda livre e utiliza a tecnologia blockchain para oferecer o máximo de segurança. A Ğ1 expandiu-se já para a Bélgica, Espanha, Canadá e outros países de forma orgânica, através de um modelo inovador – a Rede de Confiança – segundo o qual a construção de comunidade vem antes da criação de moeda.

Programa

Chegada: 10′
Apresentação Teórica: 50′

  • O sistema monetário atual como gerador de desigualdade, instabilidade e falta de transparência
  • A Teoria Relativa da Moeda de Stephane Laborde, 2010
  • O sistema de Moeda Livre como gerador de equidade entre todos os indivíduos passados, presentes e futuros

Exploração Prática: 30′

  • G1, uma moeda livre na prática. O nascimento em França e a expansão para outros países.
  • Participação e partilha de experiências por pessoas das comunidades Ğ1 em Espanha e França.

Perguntas e respostas: 20′
Fecho: 10′

Evento online

Evento terminou!

Intervenientes

  • Cristina Coutinho

    Cristina Coutinho

    Cristina Coutinho é facilitadora de desenvolvimento humano e encontrou na Moeda Livre um sistema monetário do futuro com o qual sonha. Tem formação académica em gestão de empresas, o que lhe deu algum conhecimento sobre as dinâmicas macro-económicas e de política monetária. Mas só anos mais tarde é que tomou consciência como o sistema monetário contemporâneo, que lhe fora apresentado como um dado adquirido na faculdade, é fonte de desigualdades estruturais, instabilidade económica e atitudes predatórias que ameaçam a nossa sustentabilidade como espécie. Essa consciência deixou-a em choque perante a dimensão do problema, mas sem respostas sobre como solucioná-lo. Finalmente, apaixonou-se pela Moeda Livre ao encontrar aí uma resposta sobre como criar um sistema monetário equitativo e que promove a prosperidade e sustentabilidade das comunidades humanas.

  • Ivan Garcia

    Ivan Garcia

    Ivan Garcia é programador de software livre há 18 anos, apaixonado por moedas e criptomoedas sociais, não especulativas. Interessa-se pela moeda livre Ğ1 porque acredita que a resiliência e a sustentabilidade passam por uma rede de confiança e de apoio mútuo. Considera que o Euro é escasso e injusto na sua criação e encontrou na Ğ1 uma moeda que não depende do Euro nem como base para a sua criação nem como referência de valor. Tornou-se membro co-criador de moeda Ğ1 em Agosto de 2020.

  • Sylvie Duran

    Sylvie Duran

    Editora e organizadora de eventos. Vive entre Espanha e Quebeque e é membro co-criador da June desde Abril de 2020. Sempre se interessou pelo tema da criação monetária e de como o dinheiro-dívida mantém o povo na escassez e a economia dependente de interesses privados. Quando conheceu a Moeda Livre e os seus princípios de funcionamento, soube que tinha encontrado aquilo que sempre buscara.

Hora

(Segunda) 20:00 - 22:00

Inscrição

Inscrições fechadas

Inscreve-te para poderes participar neste evento

Não consegues participar?Cancela a tua inscrição

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

X
X
X