Outubro, 2020

Seg12Out20:0022:00Evento finalizadoOnlineMoeda Livre20:00 - 22:00 Temas:Sistema MonetárioTipo:Debate / Conversa,Palestra

Descrição

A Moeda Livre é um novo paradigma de criação de moeda que foi proposto por Stéphane Laborde, em 2010, através da Teoria Relativa da Moeda. Laborde desenvolveu um modelo matemático que garante que a criação de moeda beneficie em igual medida todos os indivíduos passados, presentes e futuros. Trata-se de uma moeda centrada na vida humana, que gera abundância e desincentiva atitudes predatórias ou especulativas. Aberta a todos os seres humanos de forma incondicional, a Moeda Livre é co-criada por cada membro, em partes iguais e sem juros, através de um Dividendo Universal. Este dividendo representa um rendimento regular e equitativo para cada membro.
Em 2017 surgiu em França a Ğ1 – June, uma moeda digital que aplica os princípios da moeda livre e utiliza a tecnologia blockchain para oferecer o máximo de segurança. A Ğ1 expandiu-se já para a Bélgica, Espanha, Canadá e outros países de forma orgânica, através de um modelo inovador – a Rede de Confiança – segundo o qual a construção de comunidade vem antes da criação de moeda.

Programa

Chegada: 10′
Apresentação Teórica: 50′

  • O sistema monetário atual como gerador de desigualdade, instabilidade e falta de transparência
  • A Teoria Relativa da Moeda de Stephane Laborde, 2010
  • O sistema de Moeda Livre como gerador de equidade entre todos os indivíduos passados, presentes e futuros

Exploração Prática: 30′

  • G1, uma moeda livre na prática. O nascimento em França e a expansão para outros países.
  • Participação e partilha de experiências por pessoas das comunidades Ğ1 em Espanha e França.

Perguntas e respostas: 20′
Fecho: 10′

Inscrição

Inscrições fechadas

Inscreve-te para poderes participar neste evento

Não consegues participar?Cancela a tua inscrição

Evento online

Evento terminou!

You are the moderator of this event. Access the live stream

Iniciar sessão

Intervenientes

  • Cristina Coutinho

    Cristina Coutinho

    Sou uma apaixonada pelo Process Work e pelo seu convite de nos abrirmos à vida para descobrir de que forma a solução está escondida dentro do problema. Gosto de profundidade e tenho uma apetência natural para criar espaços sacralizados que facilitem o contacto com o Ser. Licenciei-me em Gestão pela Faculdade de Economia do Porto e fiz carreira em controlo de gestão a par com uma busca espiritual intensa desde adolescente. A vida conduziu-me por ciclos sucessivos de transformação e hoje sou aprendiz na arte de agir no mundo a partir da vibração da minha essência. Relaxo e dou o melhor de mim num Espaço de entreteSER. Algumas trans_formações: Process Work Certificate pelo Process Work Institute Especialização em Eneagrama Sufi pelo Centro de Psicologia Sufi Guia de Banhos de Floresta pelo Forest Therapy Institute Quantum Manifestation por Marina Jacobi Sufismo e Quarto Caminho por Nafisah Pinheiro Monarca Universal pelo André Louro de Almeida Curso de Transição Interior pelo Despertutor Expand the Box pelo Possibility Management E ainda: professora de eneagrama, eneacoach, way-of-council carrier, U.lab, swásthya yôga, etc.

  • Ivan Garcia

    Ivan Garcia

    Ivan Garcia é programador de software livre há 18 anos, apaixonado por moedas e criptomoedas sociais, não especulativas. Interessa-se pela moeda livre Ğ1 porque acredita que a resiliência e a sustentabilidade passam por uma rede de confiança e de apoio mútuo. Considera que o Euro é escasso e injusto na sua criação e encontrou na Ğ1 uma moeda que não depende do Euro nem como base para a sua criação nem como referência de valor. Tornou-se membro co-criador de moeda Ğ1 em Agosto de 2020.

  • Sylvie Duran

    Sylvie Duran

    Editora e organizadora de eventos. Vive entre Espanha e Quebeque e é membro co-criador da June desde Abril de 2020. Sempre se interessou pelo tema da criação monetária e de como o dinheiro-dívida mantém o povo na escassez e a economia dependente de interesses privados. Quando conheceu a Moeda Livre e os seus princípios de funcionamento, soube que tinha encontrado aquilo que sempre buscara.

Hora

(Segunda) 20:00 - 22:00

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

X
X
X