Outubro, 2020

Sab10Out11:0013:00Evento finalizadoOs Rebeldes da EnergiaComo um grupo de cidadãos tomou conta da sua energia11:00 - 13:00 Padaria do PovoTema:Cidadania,Cooperativismo,EnergiaTipo:Debate / Conversa,Filme,Palestra

Descrição

Em consequência da catástrofe nuclear de Tschernobyl em 1986, um grupo de cidadãos na pequena cidade de Schönau na Floresta Negra na Alemanha compreendeu a importância da transição energética para fontes renováveis. Entendeu também, que para que tal transição fosse possível, o controlo tinha que passar para as mãos da população. E assim iniciaram uma luta que durou anos culminando na compra da central e rede de distribuição elétrica. A “Elektrizitätswerke Schönau GmbH” – a central elétrica de Schönau – é hoje o maior fornecedor de energia elétrica de fontes renováveis na Alemanha que, até ao dia de hoje, se encontra nas mãos da população.

O filme “Os Rebeldes da Energia” conta de forma inspiradora a história de sucesso desta batalha contra o monopólio do fornecimento energético, em prol das energias renováveis.

Com a participação de membros da Coopérnico, a primeira cooperativa de energias renováveis em Portugal, iremos também conhecer a história das pessoas por detrás da iniciativa portuguesa. Partilharemos visões de como a transição energética poderá acontecer em Portugal.

Filme

Os Rebeldes da Energia (titulo original Das Schönauer Gefühl“)
Alemanha 2008 | Frank Dietsche, Werner Kiefer | 60 min | Alemão com subtítulos em Português


Com o apoio de FUSS eV.

Organizações

CoopérnicoA Coopérnico existe há cinco anos e é a prmeira Cooperativa de Energias Renováveis em Portugal. Foi fundada em Novembro de 2013 com o intuito de envolver os cidadãos e empresas na criação de um novo paradigma energético – renovável e descentralizado – em benefício da sociedade e do meio ambiente. Conta já com quase 30 projetos de produção de energia renovável fotovoltaica em todo o país. Estes projetos de produção são financiados pelos membros da nossa cooperativa. Está na comercialização desde novembro do ano passado e está perto de atingir mil contratos. Vai entrar nas Comunidades de Energia a breve trecho desenvolvendo experiências piloto. A Coopérnico foi criada com o objetivo de juntar cidadãos e organizações que partilham a vontade de ser agentes ativos na promoção de um modelo energético e social baseados nos princípios da sustentabilidade. Faça parte da primeira cooperativa de energias renováveis em Portugal a comercializar eletricidade para todo o país. É agora possível ter na sua residência ou empresa eletridade fornecida por uma Cooperativa. Na Coopérnico os clientes são também os donos da sua empresa de energia. O nosso objetivo é comercializar apenas eletricidade produzida a partir de fontes renováveis a preços competitivos! Faça parte da revolução da energia verde, por um futuro social ambiental e energeticamente sustentável!coopernico@coopernico.org

Padaria do PovoRua Luis Derouet, 20-A 1º

Inscrição

Inscrições fechadas

Inscreve-te para poderes participar neste evento

Não consegues participar?Cancela a tua inscrição

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

X
X
X