Outubro, 2022

Qui20Out11:0014:00OnlineParticipação de crianças e jovens: do direito às práticas11:00 - 14:00 Temas:Cidadania,EducaçãoTipo:OficinaInscreve-te30 Lugares livres

Descrição

O que é participação? Qual a sua importância? Quais as condições necessárias para que ocorra e que obstáculos? Que níveis de participação existem e como os identificar ?
Estas são algumas das perguntas e reflexões que faremos nesta sessão.
Nesta oficina abordaremos a participação enquanto um direito das crianças e jovens. Faremos uma reflexão sobre as condições necessárias e identificaremos obstáculos à participação de crianças e jovens. Através de um exercicio prático iremos identificar o nível de participação em situações concretas e que oportunidades existem de efetivar a participação de crianças e jovens em cada situação.

Público Alvo: >16 anos

Inscrição

Make sure to RSVP to this amazing event!

Inscreve-te para poderes participar neste evento

Participar

30 Lugares livres

Não consegues participar?Cancela a tua inscrição

Evento online

Join the live stream

Iniciar sessão

Intervenientes

  • Diana Silva

    Diana Silva

    Enfermeira com experiência de trabalho em projetos nacionais e internacionais de Saúde Comunitária. Esteve em Timor Leste (2011-2012) com a ONG Médicos do Mundo – Delegação Portuguesa, prestando apoio à concepção, implementação e monitorização de políticas de saúde nos serviços comunitários onde, entre outras funções, participou da formação de pessoal da saúde. Em São Tomé e Príncipe colaborou com a ONG AMI - Assistência Médica Internacional, onde deu formação e capacitação de profissionais e voluntários comunitários em promoção da saúde e gestão distrital de serviços de saúde (2013). Coordenou o projeto IN-Mouraria Migrantes com o objetivo de superar as barreiras dos migrantes no acesso aos serviços de saúde e trabalhou como Health Officer e Enfermeira num Centro de Redução de Danos para Pessoas que Usam Drogas localizado em Lisboa e promovido pelo GAT-Grupo Português de Ativistas em Tratamentos (2013-2016) . Paralelamente à sua experiência profissional, foi voluntária e responsável pela gestão e formação de voluntários em diferentes projetos nas áreas da saúde e educação. O que, por sua vez, a levou a aprofundar as suas competências em Facilitação e Educação Não Formal e na àrea dos Direitos Humanos e Participação. Atualmente é Facilitadora de Educação Não-formal e ministra formação sobre Direitos Humanos, Direitos das Crianças e Participação de Crianças e Jovens. Desde 2020 faz coordenação pedagógica e é formadora no projeto VoteDHr - Eleições, Democracia e Direitos Humanos do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Em 2017 fundou o projeto educativo Pirilampos Ed., dirigido a crianças, jovens e adultos, com o objetivo de desenvolver recursos sócio-emocionais em corpos saudáveis através de yoga, meditação, educação sócio-emocional e comunicação não-violenta. Atualmente frequenta o Curso de Tutores da Open Learning School que aborda de forma vivêncial uma pedagogia do séc XXI (paradigma da comunicação), o funcionamento de comunidades de aprendizagem e a gestão de uma escola inovadora.

Organizações participantes

VoteDHr - Eleições, Democracia e Direitos HumanosO VoteDHr - Eleições, Democracia e Direitos Humanos Formação avançada, investigação e apoio é um projeto do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, que desenvolve formação, investigação e consultoria, criando redes e parcerias nas áreas dos Direitos Humanos, Eleições e Democracia em geral. Tem por objetivo a consciencialização para a importância destas áreas de forma teórico-prática. Pretende fazer chegar estas matérias a audiências vastas, através de abordagens que permitam sensibilizar e empoderar para estas questões. Visa contribuir para um melhor entendimento do sistema democrático e dos Direitos Humanos junto de diversos públicos e com níveis distintos de conhecimento e especialização.

Hora

(Quinta) 11:00 - 14:00

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

X
X
X