Outubro, 2022

Sab22Out15:3017:00CanceladoPasseio Botânico - Ervas comestíveis e medicinaisPrevisão Meteorológica15:30 - 17:00 Jardim do Príncipe RealTemas:Alterações climáticas,EcologiaTipo:Passeio

Descrição

Passeio interpretativo e valorativo da flora espontânea com a Fernanda Botelho, em Lisboa. As plantas silvestres são muitas vezes plantas de má fama, como a urtiga, as beldroegas ou as labaças, ou ignoradas, como o dente-de-leão, mas podem ser usadas para condimentar ou enriquecer os nossos pratos, para diversos usos medicinais e estão frequentemente à distância de um passo. Gratuitas e abundantes, estas plantas são muitas vezes mais nutritivas do que as que encontramos nos supermercados e podem ter um papel determinante na alimentação futura.

PONTO DE ENCONTRO: debaixo do cedro

Intervenientes

  • Fernanda Botelho

    Fernanda Botelho

    Fernanda Botelho estudou plantas medicinais na Scottish School of Herbal Medicine. Viveu 17 anos em Inglaterra onde frequentou a sociedade Antroposófica e fez formações em Botânica, Fitoterapia e Pedagogia. Estudou pedagogia Montessori e Waldorf. Fez o curso de guia de jardim Botânico da Universidade de Lisboa. É autora de uma coleção de livros infantis “Salada de Flores”, “Sementes à Solta” e “Hortas Aromáticas. Publica anualmente desde 2010 uma agenda de Plantas medicinais, publicou “Uma Mão Cheia de Plantas que Curam”, “As Plantas e a Saúde” e “Ervas que se comem”. É coautora de “O meu Herbário de Plantas Medicinais” e “Cosmética Natural”. Organiza passeios e workshops de reconhecimento de plantas medicinais e comestíveis a convite de várias associações, escolas e municípios. É uma das fundadoras do grupo Sintra sem Herbicidas. Teve uma rubrica na Rádio Clube de Sintra e é convidada regular de vários programas de televisão, sobretudo da RTP1. Escreve sobre plantas medicinais em sites e revistas. Tem dois blogues onde vai pousando olhares e palavras oscilando entre a alma dos dias e o coração das coisas Gosta de comunicar, viajar, jardinar e fotografar. Tem vários projetos de escrita e de viagens em mãos, pés, cabeça e coração, sobretudo coração.

    URL http://malvasilvestre.blogspot.pt/

  • Luísa Lourenço

    Luísa Lourenço

    Luísa Lourenço formou-se em engenharia florestal em 1998. Foi técnica de espaços verdes na Câmara Municipal de Odivelas, onde desenvolveu projetos na área da educação ambiental e na conceção de jardins públicos. A partir de 2004 dedicou-se ao artesanato, executando peças diversas em patchwork. Foi formadora na área das expressões artísticas de crianças e jovens, entre 2007 e 2013. Desde sempre manifestou interesse pelas questões do ambiente, da ecologia e dos direitos humanos, tendo colaborado com diversas ONGA’s. É ativista do Movimento Sintra Sem Herbicidas desde 2016, membro da Amnistia Internacional desde 1993 e integra a coordenação do Grupo Local de Lisboa da Coopérnico – Cooperativa de Desenvolvimento Sustentável, onde é cooperante desde 2017.

Organizações participantes

Sintra Sem HerbicidasO movimento Sintra Sem Herbicidas foi criado em junho de 2015 e abraça o desafio de valorizar Sintra como uma autarquia verdadeiramente exemplar pela prática ecológica. Dizemos: Não aos Herbicidas!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

X
X
X