Outubro, 2022

Qua19Out19:0020:00Evento finalizadoPenso logo habito: arquitetura participativa e sustentável19:00 - 20:00 Biblioteca de AlcântaraTemas:Economia CircularTipo:Live recording of a podcast

Descrição

O edificado consome 40% da energia produzida na Europa. Da extração e processamento dos materiais de construção ao aquecimento dos espaços, a pegada carbónica e material dos lugares onde vivemos e trabalhamos é imensa. Ao mesmo tempo, 19% da população portuguesa vive em situação de pobreza energética, muitas vezes em casas de baixa qualidade, com repercussões na saúde. E o setor da construção é dos menos circulares no nosso país: tanto o ecodesign como a reutilização e a reciclagem de materiais de construção são muito incipientes.
A transição ecológica exige novas formas de habitar. Qual é o papel da arquitetura neste processo? A CEP (Circular Economy Portugal) convida Samuel Kalika, da associação Critical Concrete e Rúben Teodoro, do coletivo Warehouse para debater este tema, numa conversa moderada por Andreia Barbosa.

Público Alvo: >16 anos

Inscrição

Inscrições fechadas

Inscreve-te para poderes participar neste evento

Não consegues participar?Cancela a tua inscrição

Intervenientes

  • Andreia Barbosa

    Andreia Barbosa

    Licenciada em Comunicação Social e com Mestrado em Ecologia Humana e Problemas Sociais Contemporâneos, trabalhou como produtora de conteúdos para televisão, rádio e podcast, realizou documentários e escreveu argumentos de ficção. É membro fundador da associação Circular Economy Portugal - CEP. Desde 2017, é gestora de projetos e responsável de comunicação desta ONG, tendo-se especializado nas sinergias entre circularidade e solidariedade.

  • Rúben Teodoro

    Rúben Teodoro

    Co-fundador do Coletivo Warehouse. Desde 2013 que o Warehouse desenvolve projetos de arquitectura participativa de âmbito cultural e social, procurando contribuir para a construção colectiva e responsável do espaço público e privado.

  • Samuel Kalika

    Samuel Kalika

    Estudou Matemática e Belas Artes, entre França, Espanha e China. Entre 2011 e 2016, coordenou o Center for Arts and Urbanistics de Berlim. Em 2015 fundou a Critical Concrete, uma ONG sediada no Porto que desafia a promoção imobiliária tradicional e desenvolve novos mecanismos para reabilitar a habitação e melhorar os espaços públicos em comunidades de baixos rendimentos. A Critical Concrete pratica uma arquitetura sustentável, que define enquanto "estruturas duradouras e facilmente reparáveis, feitas de materiais de origem local e resíduos reciclados".

Organizações participantes

Circular Economy Portugal (CEP)É uma associação sem fins lucrativos que trabalha há mais de 5 anos na promoção da transição para uma economia circular em Portugal, desenvolvendo ações de capacitação e projetos nas áreas da partilha, reutilização e da reparação.info@circulareconomy.pt

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

X
X
X