Outubro, 2020
Descrição
Visualização do documentário “Planet of the Humans” e conversa com convidados e a audiência. O filme Planeta dos Humanos, produzido e promovido por Michael Moore,
Descrição
Visualização do documentário “Planet of the Humans” e conversa com convidados e a audiência.
O filme Planeta dos Humanos, produzido e promovido por Michael Moore, é um fascinante, incontornável e polémico documentário sobre a hipocrisia do chamado capitalismo verde, o qual apregoa soluções tecnológicas miríficas para resolver o colapso ambiental, e faz branqueamento verde (green washing) para vender produtos que em essência se mantêm ambientalmente insustentáveis. A tese do argumentista, realizador do filme e auto-proclamado ambientalista Jeff Gibbs, é a de que estamos inseridos num sistema profundamente pervertido e incapaz de proporcionar soluções eficazes. Com mais um documento cáustico e anti-sistema, os pergaminhos desta dupla, Moore e Gibbs (Bowling for Columbine, Fahrenheit 9/11), confirmam-se, mas desta vez a colagem não se faz à esquerda populista, mas sim à extrema direita. Em abono da verdade, o filme não nega as alterações climáticas, nem que são perigosamente destrutivas, mas nega implicitamente a possibilidade de a humanidade lhes fazer frente com tecnologia baseada em energias renováveis – argumento caro ao populismo de direita –, traçando um futuro negro. Mas está mesmo a humanidade condenada? São as renováveis vilãs? É a redução da população a única salvação possível, como o filme receita? Nesta sessão vamos visualizar o filme e seguidamente, em redor destas questões, vamos debatê-lo entre os convidados e a assistência.
Inscrição
Inscrições fechadas
Inscreve-te para poderes participar neste evento
Não consegues participar?Cancela a tua inscrição
Intervenientes
-
Hans Eickhoff
Hans Eickhoff
Médico, investigador e ativista. Doutorado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e doutorando em Ecologia Humana. Membro da Rede para o Decrescimento, da campanha ATERRA e da rede internacional Stay Grounded. Integra a equipa de organização do Festival Umundu Lx. Iniciou o seu ativismo político nos movimentos antinucleares e pacifistas e no partido Os Verdes na Alemanha. Dá por adquirido que o atual sistema social e económico de crescimento infinito, baseado no saque dos recursos do planeta e na exploração cruel da maioria dos seus habitantes para alimentar o consumo desenfreado de alguns, é ecológica e moralmente insustentável.
-
João Camargo
João Camargo
Climáximo
João Camargo (Lisboa, 1983) foi jornalista, professor de Química e Botânica e técnico da LPN. É ativista do Climáximo, investigador na área de alterações climáticas e doutorado em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável. É autor dos livros Que Se Lixe a Troika, Manual de Combate às Alterações Climáticas e Portugal em Chamas - Como Resgatar as Florestas.
Climáximo
-
Pedro Nunes
Pedro Nunes
Pedro Nunes é investigador pós-doc no Instituto Dom Luiz e professor assistente convidado na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. O seu trabalho e interesses são em sistemas de energia e mobilidade sustentáveis, modelação e planeamento energético, e políticas públicas na área dos transportes e ambiente.
-
Sara Freitas
Sara Freitas
Sara Freitas é engenheira da Energia e do Ambiente, doutorada em Sistemas Sustentáveis de Energia, colaboradora na Lisboa E-Nova
Hora
(Quarta) 19:00 - 21:30