Outubro, 2020

Qua14Out19:0021:30Evento finalizadoPlaneta dos Humanos19:00 - 21:30 Padaria do PovoTemas:Alterações climáticasTipo:Debate / Conversa,Filme

Descrição

Visualização do documentário “Planet of the Humans” e conversa com convidados e a audiência.

O filme Planeta dos Humanos, produzido e promovido por Michael Moore, é um fascinante, incontornável e polémico documentário sobre a hipocrisia do chamado capitalismo verde, o qual apregoa soluções tecnológicas miríficas para resolver o colapso ambiental, e faz branqueamento verde (green washing) para vender produtos que em essência se mantêm ambientalmente insustentáveis. A tese do argumentista, realizador do filme e auto-proclamado ambientalista Jeff Gibbs, é a de que estamos inseridos num sistema profundamente pervertido e incapaz de proporcionar soluções eficazes. Com mais um documento cáustico e anti-sistema, os pergaminhos desta dupla, Moore e Gibbs (Bowling for Columbine, Fahrenheit 9/11), confirmam-se, mas desta vez a colagem não se faz à esquerda populista, mas sim à extrema direita. Em abono da verdade, o filme não nega as alterações climáticas, nem que são perigosamente destrutivas, mas nega implicitamente a possibilidade de a humanidade lhes fazer frente com tecnologia baseada em energias renováveis – argumento caro ao populismo de direita –, traçando um futuro negro. Mas está mesmo a humanidade condenada? São as renováveis vilãs? É a redução da população a única salvação possível, como o filme receita? Nesta sessão vamos visualizar o filme e seguidamente, em redor destas questões, vamos debatê-lo entre os convidados e a assistência.

Inscrição

Inscrições fechadas

Inscreve-te para poderes participar neste evento

Não consegues participar?Cancela a tua inscrição

Intervenientes

  • Hans Eickhoff

    Hans Eickhoff

    Moderador

    Hans Eickhoff. Médico e ativista. Vive em Portugal desde 1990. Pai de 3 filhos entre 4 e 25 anos. Doutorado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Membro da Rede para o Decrescimento, da campanha ATERRA e do movimento Stay Grounded. Co-fundador do Coletivo X.

    Moderador

  • João Camargo

    João Camargo

    Climáximo

    João Camargo (Lisboa, 1983) foi jornalista, professor de Química e Botânica e técnico da LPN. É ativista do Climáximo, investigador na área de alterações climáticas e doutorado em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável. É autor dos livros Que Se Lixe a Troika, Manual de Combate às Alterações Climáticas e Portugal em Chamas - Como Resgatar as Florestas.

    Climáximo

  • Pedro Nunes

    Pedro Nunes

    Pedro Nunes é investigador pós-doc no Instituto Dom Luiz e professor assistente convidado na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. O seu trabalho e interesses são em sistemas de energia e mobilidade sustentáveis, modelação e planeamento energético, e políticas públicas na área dos transportes e ambiente.

  • Sara Freitas

    Sara Freitas

    Sara Freitas é engenheira da Energia e do Ambiente, doutorada em Sistemas Sustentáveis de Energia, colaboradora na Lisboa E-Nova

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

X
X
X