Outubro, 2022

Sab22Out16:3018:00Sentir a Amazônia em Portugal16:30 - 18:00 Palavra de ViajanteTemas:Agrofloresta,Alterações climáticas,Cidadania,Ecologia,Educação,Floresta,Justiça climática,Justiça socialTipo:Debate / Conversa,Exposição

Descrição

Projeto Sentir a Amazônia em Portugal – Importa se importar com a Amazónia?
Conversas ao redor de livros e fotografias para “desapressar” a opinião sobre a Amazónia.

Uma só Terra e diversas Amazónias, a floresta multidiversa, a Amazónia Plural.
A maior floresta tropical do mundo, mítica, multirracial e multiétnica tem gente, e muita, que lá vive. Há que se socializar essa temática e dar voz aos amazônidas.

Deixar falar da Amazónia, de todas as florestas, da crise ambiental, pelo universo dos livros e das imagens.
Livros que iluminam a História, contam estórias que encantam e esperançam a “cura” da Grande Floresta. Todos convocam à ação.

Sentipensar os livros “Terrapreta” de Rita Carelli ,“Banzeiro ókotó: uma viagem à Amazônia Centro do Mundo” de Eliane Brum, “Amazônia” de Ricardo Abramovay, e “Parece que foi ontem” de Daniel Munduruku.
Sentipensar fotografias que denunciam e encantam com a curadoria de Alberto César Araújo/Amazônia Real.

Público-alvo: >15 anos

O evento apresentará livros e fará uma exposição de fotografias.

Intervenientes

  • Lau Zanchi

    Lau Zanchi

    Lau Zanchi criou em 2014 o Projeto Sentir a Amazônia em Portugal com o propósito de criar pontes entre a academia e a sociedade e desapressar a opinião sobre a Amazónia Plural. É graduada em Direito pela Universidade de São Paulo. Doutoranda em Ecologia Humana na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da NOVA. É membro integrado do CICS.NOVA, Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da NOVA de Lisboa. Realizou formações nas áreas de Cinema e Literatura na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É co-autora da publicação “Amazónia: Reflexos do Lugar nas Literaturas Portuguesa e Brasileira”. Atua há mais de dez anos em projetos luso-brasileiros de economia criativa. www.sentiraamazoniaemportugal.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

X
X
X