Outubro, 2021

Ter05Out10:0018:00THE SOUNDSCAPES OF RESILIENCE - Paisagens sonoras da resiliênciaUma experiência sonora de biodiversidade e cultura10:00 - 18:00 Jardim do Príncipe RealTipo:Debate / Conversa,Exposição,Música

Descrição

A Sound Matters apresenta The Soundscapes of Resilience – Paisagens sonoras da resiliência‘, uma instalação de audio com som envolvente e imersivo, que integra vozes, instrumentos e os sons de uma paisagem restaurada (solo, água e biodiversidade) gravados no território ALVELAL (Altiplano de Granada, Los Vélez e Alto Almanzora da região do sul de Espanha). Foi aqui que a Sound Matters iniciou um projeto de análise e restauração da paisagem sonora em 2018, onde gravou várias paisagens sonoras dos terrenos circundantes, bem como colaborou com músicos de renome da região, incluindo Paola Requena Toulouse, Raquel Moreno, Victor Bravo Gonzalez, Antonio Capote e Cristobal Salvador Perez Alvelalin. Algumas secções convidam-no a dançar ao ritmo da regeneração da vida enquanto outras convidam-no a ouvir pacificamente, mas todas elas transmitem a essência de ALVELAL e a esperança de que a restauração eco-social em áreas degradadas é possível. A última secção chama-se “Compositor do Solo” e utiliza parâmetros de saúde do solo de um dos locais de restauração para controlar um sintetizador analógico, pintando um quadro sónico da força de vida dos solos e da sua importância na criação de paisagens e comunidades florescentes na região de ALVELAL.

Local: A instalação estará localizada na área da estrutura metálica do Cedro-do-Buçaco na parte oriental do jardim.

Acerca da Sound Matters e do artista Harry Coade

Sound Matters é uma organização com sede no Reino Unido criada por Mike Edwards (especialista em alterações climáticas e sustentabilidade) e Harry Coade (produtor musical e gravador de paisagens sonoras). Mike e Harry descobriram uma sinergia única e profunda entre as suas diferentes áreas de especialização e começaram a explorar como a audição sonora e integral poderia ser utilizada para criar futuros mais sustentáveis e resilientes. Para além de fazer instalações sonoras, Sound Matters realiza investigação sonora e realiza palestras em renomeadas universidades e trabalha com empresas para encontrar novas formas de envolver os seus trabalhadores e sócios para criar práticas empresariais que sejam sustentáveis tanto para com as pessoas como para o planeta.




Esta instalação foi possível graças à Sound Matters com o apoio da Fundação Leopold Bachmann e à Asociación Alvelal (www.alvelal.es) e é dedicada à memória de Dietmar Roth.

Organizações promotoras

Sound Matters

Sound Matters é uma organização com sede no Reino Unido criada por Mike Edwards (especialista em alterações climáticas e sustentabilidade) e Harry Coade (produtor musical e gravador de paisagens sonoras) e que explora como a audição sonora e integral pode ser utilizada para criar futuros mais sustentáveis e resilientes.

 

 

Medidas de contingência

Uso obrigatório de máscara
Distancia física obrigatória
Evento ao ar livre

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

X
X
X