Outubro, 2020
Descrição
Uma visão sobre as consequências de um mecanismo de arbitragem, chamado ISDS – Investor-State Dispute Settlement – um tribunal exclusivo para grandes empresas, que se encontra bem longe
Descrição
Uma visão sobre as consequências de um mecanismo de arbitragem, chamado ISDS – Investor-State Dispute Settlement – um tribunal exclusivo para grandes empresas, que se encontra bem longe dos nossos olhos, mas impacta nações inteiras. Por todo o mundo acordos, tratados, convenções, entre outras complexas designações são levadas a cabo por países, estados e até empresas, com o intuito de impulsionar a economia e criar riquezas além de sinergias entre as várias entidades. Mas que tratados são estes? O que significam para nós, cidadãos, para o ambiente e animais? E que parâmetros se encontram dentro destes tratados que dão mais direitos às grandes empresas em detrimento dos cidadãos e ambiente?
Por ocasião da edição 2020 do Festival UMUNDU, a TROCA – Plataforma por um Comércio Internacional Justo – dará a conhecer, através de três formatos, os mecanismos tóxicos do comércio internacional tal como hoje nos é imposto pelas multinacionais.
Ao longo do festival, o público poderá descobrir uma exposição didática em forma de ensaio fotográfico apresentando oito casos concretos de ISDS (Investor-State Dispute Settlement), em todo o mundo, e as suas consequências directas para as populações e o ambiente, assim como cinco propostas concretas para colocar o comércio internacional ao serviço de uma transição ecológica e social democrática.
No dia 15 de Outubro, a projecção do Filme “O Caso EDP” apresentará o percurso de um serviço público na época da globalização, ou como o sector energético português foi monopolizado por uma multinacional que ameaça ultrapassar a legislação nacional, utilizando o ISDS de forma a não interferir nos lucros dos seus acionistas.
Por fim, a seguir a projeção do filme, uma conversa esclarecedora, animada por membros da TROCA, permitirá debater este tema, pouco conhecido do grande público, assim como as possíveis alternativas que levem a um comércio internacional mais justo, de acordo com as questões ecológicas, o respeito pelos animais e o bem-estar das populações.
Organizações participantes
TROCA - Plataforma por um Comércio Internacional JustoSomos um grupo de cidadãos preocupados com o rumo do país, da Europa e do mundo. Combatemos em especial o sistema de justiça paralela ISDS. Divulgamos os Acordos Internacionais de Livre Comércio e Investimento que inviabilizam a democracia, a justiça social e a equidade entre os povos e que provocam a insustentabilidade ambiental, com custos graves para a Humanidade. Somos pessoas que acreditam que a Cidadania só tem razão de ser, se exercida. Exercício esse que começa pela tomada de conhecimento, seguida pelo debate, pela partilha, pela publicação e divulgação de informação.
Hora
10 (Sábado) 12:00 - 17 (Sábado) 19:00