Outubro, 2022
Descrição
Propomos discutir a Via Longitudinal Sul (VLS), uma via rápida projetada para o concelho de Oeiras, usando como mote passagens do filme “Home – Lar, Doce Lar”. Trata-se
Descrição
Propomos discutir a Via Longitudinal Sul (VLS), uma via rápida projetada para o concelho de Oeiras, usando como mote passagens do filme “Home – Lar, Doce Lar”. Trata-se de uma longa-metragem, apresentada no Festival de Cannes de 2008, que se mantém atual num mundo onde o modelo do progresso pelo crescimento desmedido não se compadece com a simplicidade da vida de uma família que, na busca do paradigma da família feliz, se tenta isolar deste novo mundo que agora lhe entra, literalmente, pela casa dentro. Em debate o direito de manter raízes, a liberdade individual que comunidades escolheram para as suas vidas e os efeitos do ruído na saúde das populações.
Filme: Home – Lar, Doce Lar
Uma auto-estrada abandonada estende-se ao longo do horizonte bem à margem de uma quinta desértica, sossegada. Há vários anos construída, a auto-estrada mantém-se inactiva e degrada-se lentamente. Mas à beira do asfalto, a poucos metros dos rails, vê-se uma casa isolada que alberga uma família. À chegada do Verão a construção é retomada: anuncia-se a abertura da auto-estrada à circulação de viaturas…
Público Alvo: >12 anos
Inscrição
Inscrições fechadas
Inscreve-te para poderes participar neste evento
Não consegues participar?Cancela a tua inscrição
Intervenientes
-
Duarte A. Mata
Duarte A. Mata
Moderador
Arquiteto paisagista pelo Instituto Superior de Agronomia em 2000. Projetista, colaborou em diversos planos e projetos com diferentes entidades públicas e privadas. Técnico municipal em Almada entre 2009 e 2010. Comissão de serviço entre 2010 e 2021, na Câmara Municipal de Lisboa, dedicando-se à área das políticas públicas ambientais, nomeadamente ao nível das infraestruturas verdes urbanas para a adaptação climática. Na CML foi adjunto do Vereador do Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia desde 2015, tendo participado na candidatura de Lisboa a Capital Verde Europeia 2020. De regresso ao Município de Almada em 2021, assume em 2022 o cargo de Diretor do Departamento dedicado ao Ambiente, Clima e Sustentabilidade. É co-fundador do Movimento "Evoluir Oeiras" e Vice-Presidente da Associação Evoluir Oeiras.
Moderador
-
Mário Veiga da Silva
Mário Veiga da Silva
Mário Veiga da Silva (n. 1975), Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, mestre em Gestão pelo Instituto Superior de Economia e Gestão. Profissional Liberal e advogado estagiário. Em 2019 foi co-fundador da Associação Cidadãos por Caxias que presidiu até 2021, associação criada por moradores com objetivo de promoção e defesa dos interesses dos moradores de Caxias, nomeadamente os relacionados com a qualidade de vida, espaço habitacional e condições de segurança, a promoção da preservação do património natural e cultural e intervenção social.
-
Paulo Trancoso
Paulo Trancoso
Paulo Trancoso, Produtor e Presidente da Academia Portuguesa de Cinema. Produtor Executivo da Costa do Castelo Filmes, Presidente da Academia Portuguesa de Cinema 2011/2023. Foi ainda Presidente Associação de Produtores de Cinema e da Associação de Produtores e realizadores de Filmes Publicitários. Produtor e co-produtor de inúmeras obras e galardoado com variados prémios pelo seu trabalho, destaca-se a produção das aclamadas obras "CASA DOS ESPÍRITOS" - “THE HOUSE OF SPIRITS”(1992/1993) realizado por BILLE AUGUST, com a os atores Jeremy Irons, Meryl Streep, Glenn Close e Antonio Banderas, "A SELVA" - “THE JUNGLE ” (2001/2002), Realizado por Leonel Vieira, PARE, ESCUTE, OLHE “STOP, LISTEN, LOOK ” (2008/2009) - Documentário – Realizado por Jorge Pelicano | Produção: Costa do Castelo Filmes / SIC, A VOSSA TERRA (2016), Documentário – Realizado por João Mário Grilo | Produção: Costa do Castelo Filmes e Cinemate, entre outras. Desde 2012 que produz os PRÉMIOS “SOPHIA” – ACADEMIA PORTUGUESA DE CINEMA (2012-2022), com a RTP2.
-
Susana Paixão
Susana Paixão
Susana Paixão é doutorada em Geografia e mestre em Educação Ambiental pela Universidade de Coimbra. Especialista em Saúde Ambiental, licenciada em Saúde Ambiental e bacharel em Higiene e Saúde Ambiental pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra. Foi Presidente da Federação Internacional de Saúde Ambiental no biénio 2020/2022 e é Presidente da Sociedade Portuguesa de Saúde Ambiental. É membro do Núcleo Ambiente e Saúde e pertence ao Conselho Coordenador do Observatório da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia (RACS). É ainda coordenadora Núcleo em Saúde Urbana do Instituto de Investigação Aplicada (i2A) do Politécnico de Coimbra e investigadora do Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT). Iniciou a sua atividade como professora convidada na ESTeSC- IPC no Departamento de Saúde Ambiental em 1999 e é professora de carreira desde 2007. Atualmente é Professora Coordenadora da Unidade Científico Pedagógica (UCP) de Saúde Ambiental e responsável pela Relações Internacionais na mesma UCP. Exerceu funções como Técnica de Saúde Ambiental na Direção de Resíduos da Direção Regional do Ambiente do Centro de Portugal de 1997 a 2003 e no Departamento de Saúde Pública do Centro de Saúde de Pombal de 2003 a 2007. Tem uma vasta experiência em contextos nacional e internacional, colaborando com diversas revistas científicas e proferindo palestras sobre diversos temas da Saúde Ambiental.
Organizações participantes
Associação Evoluir OeirasA Evoluir Oeiras é um movimento de cidadãos mobilizados por um novo modelo de desenvolvimento para o seu concelho, fundamentado na valorização humana, do ambiente, da cidadania e da transparência. A participação no Umundu faz parte do caminho que tem vindo a desenvolver, pela possibilidade de criação de fóruns de participação cívica, dinamização de eventos de proximidade e partilha de conhecimento resultante da experiência de apenas 1 ano de existência já com “frutos colhidos”.
Hora
(Sábado) 17:00 - 19:00