FAQ

Aqui estão as respostas para algumas perguntas frequentes. Caso tenha outras dúvidas, fique à vontade para entrar em contacto conosco!

Quem é o publico alvo? Quem pode participar?

O Umundu Lx é para todos! O festival é intergeracional, internacional e convida todos os cidadãos a participar. Para os mais jovens, tencionamos preparar um programa infantil.

Qual será o número de visitantes no festival?

Na projeção do número de participantes num contexto puramente presencial, calculamos um número ao redor de 15.000 participantes. No entanto, uma vez que muitos dos eventos passarão para o meio virtual devido à crise do COVID-19, será difícil estimar o número de participantes, uma vez que poderão participar pessoas de todo o país (ou mesmo a nível internacional), o que dificulta o cálculo.

Onde acontecerá?

Devido à crise do COVID-19, o festival em 2020 acontecerá de forma maioritariamente online, com alguns eventos (Lançamento e MercaduUmundu) em formato presencial. Para mais detalhes, veja nossa programação.

Há custos de participação para os visitantes?

A participação nos eventos do festival é gratuita. Poderá haver custo de entrada no caso dos cinemas, que seriam aliás simbólicos (por exemplo 3€). Algumas oficinas podem ter custos associados com a utilização de materiais.

Haverá bilhética?

Ainda não está definido. Não havendo custos associados à participação, não está planeada a venda de bilhetes. Bo entanto, devido ao COVID-19, pode ser necessário introduzir bilhética para o controlo de participantes.

O Umundu Lx está cobrando algum valor para as organizações/expositores que participam do festival? Se sim, quanto?

De momento não há nenhum custo de participação para as organizações e expositores. Somente no caso dos expositores comerciais é possível que ainda seja definido um preço de participação.

Como o UmunduLx é financiado?

A aposta principal é o apoio institucional (por exemplo através da CML). Outra fonte de financiamento é o crowdfunding. Em geral queremos candidatar-nos a fundos de financiamento (p. ex. da EU).

Quantos patrocinadores e expositores vocês já tem e pretendem ter?

Antes de tudo será necessário de diferenciar entre patrocinadores e expositores no contexto do Festival Umundu. Ao contrário de conferências e expos “clássicas”, os expositores no nosso festival (que participarão na feira do último dia), não são patrocinadores ou puramente vendedores, mas sim organizações educativas, ativistas e da “lobby ambiental e social”. Só alguns expositores serão comerciais, desde que encaixem na temática do festival (lojas de comércio justo, restaurantes vegetarianos/veganos, bio ou de zero waste, etc). Dito isto, estamos a contar com pelo menos 40 expositores. 

Quanto aos patrocinadores, como instituições de apoio financeiro, não temos nenhuns até agora. É um tema sensível no contexto do festival. Até agora decidiu-se que, se conseguirmos financiamentos por outras vias (crowdfunding e institucional, por exemplo), então abdicaremos de patrocinadores no sentido clássico.

O Umundu Lx tem parcerias com algum órgão público?

Em 2020, o Umundu Lx irá acontecer sem parcerias ou financiamento público, sendo o crowdfunding a principal forma de financiamento.