Outubro, 2022

Dom16Out15:0017:00Evento finalizadoO Vale da Terrugem e a VLS - Pelo caminho da VLS, norte de Caxias (passeio com bioblitz)15:00 - 17:00 Parque urbano do Vale da TerrugemTemas:Alterações climáticas,Comunidade,Habitação,MobilidadeTipo:Passeio

Descrição

E se, de repente, alguém lhe oferecesse uma via-rápida à porta? Partindo do inspirador Vale da Terrugem, propomos caminhar parte do trajeto previsto para a chamada VLS no norte de Caxias, passando por bairros de habitações, zonas de reserva ecológica, uma ribeira, uma antiga pedreira, e até um lar de idosos. Venha conhecer os contextos, espécies e paisagens ameaçados, contribuir para o conhecimento da biodiversidade da zona participando num bioblitz, e discutir políticas de mobilidade que nos permitam sair da espiral crescente de asfalto, trânsito automóvel, e poluição associada.

Dois eventos coordenados convidam-nos a refletir sobre como queremos viver e valorizar o Vale da Terrugem e os territórios que influencia e nele confluem.  Veja também o evento “O Vale da Terrugem e a VLS – Papagaios de seda (oficina de papagaios de papel + música ao vivo)” no mesmo local e hora.

Duração do passeio: 2h, com partida às 15:30 (4Km (ida), dificuldade média)

Inscrição

Inscrições fechadas

Inscreve-te para poderes participar neste evento

Não consegues participar?Cancela a tua inscrição

Intervenientes

  • Mónica Albuquerque

    Mónica Albuquerque

    Mónica Albuquerque nasceu em Lisboa e tem 45 anos. É licenciada em Biologia e mestre em Ecologia Marinha. Concluídos os estudos foi investigadora e em 2009, integrou a equipa da Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental de Portugal como assessora de Biodiversidade Marinha dedicando-se à Biologia do Mar Profundo. Considera-se uma pessoa altruísta e preocupada com o bem estar da comunidade, razão pela qual exerce cidadania ativa e se envolve com os problemas das pessoas, foi assim que com outros moradores criou a Associação Cidadãos por Caxias tendo pertencido à Direção até 2020. Não tem filiação partidária, tendo concorrido às eleições autárquicas de 2021 para dar voz aos cidadãos e em representação do Movimento criado Evoluir Oeiras. É atualmente Deputada Municipal e líder de bancada do Grupo Político Evoluir Oeiras. Foi ainda co-fundadora da Evoluir Oeiras – Associação, onde é presidente da Mesa da AG e da APUrtica – Associação Portuguesa de Doentes de Urticária, que atualmente preside.

  • Rui Veiga

    Rui Veiga

    Rui Veiga é desenhador de profissão, vive em Oeiras desde que nasceu, mas a vivência em Marrocos, Londres e São Paulo - Brasil, alertou-o para a escassez de recursos próximos, a 1ª intervenção pública sobre temas ambientais foi em https://proposta-54.webnode.pt/cogito/ do pouco que sabe, como todos nós é que existe “Uma Só Terra”. Proponente da proposta 54 para o orçamento participativo “Naturalização do Vale da Terrugem”.

Organizações participantes

Associação Evoluir OeirasA Evoluir Oeiras é um movimento de cidadãos mobilizados por um novo modelo de desenvolvimento para o seu concelho, fundamentado na valorização humana, do ambiente, da cidadania e da transparência. A participação no Umundu faz parte do caminho que tem vindo a desenvolver, pela possibilidade de criação de fóruns de participação cívica, dinamização de eventos de proximidade e partilha de conhecimento resultante da experiência de apenas 1 ano de existência já com “frutos colhidos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

X
X
X