Equipa de Organização

Os preparativos para a realização do Festival Umundu Lx 2020 estão a ser feitos por um pequeno, mas motivado grupo de pessoas que se conheceu e se formou depois do lançamento da ideia do festival em setembro de 2019. A principal função desta equipa central é a de preparar o campo para receber mais voluntários e futuros participantes do festival.

Os Membros…

…e as suas motivações

António

António

Porque os tempos atuais são de grande degaste/delapidação/destruição/poluição dos recursos existentes, o que representa enormes fragilidades e perigos para o equilíbrio ecológico, e antes que seja demasiado tarde, há que atuar. Pensando no nosso desenvolvimento, caminhos a percorrer e o que fazer, estou aqui para que seja possível a transformação de consciências e mudanças de atitude.

Filipa Silva

Filipa Silva

Atravessamos tempos críticos, em que face a tantos problemas, existem também muitas soluções e projectos fantásticos a trabalhar para o melhor do planeta e de todos nós. Porque acredito que através da comunicação, do debate e mostrando ao mundo alternativas com impacto positivo, conseguimos inspirar à mudança, junto-me a esta equipa. Acredito na cooperação e na força dos humanos quando se juntam para um objectivo comum. O Umundu é uma ferramenta para nos empoderar , para apoiar a comunicação e a acção, e fazer chegar às massas essas soluções que podemos adoptar, e dar a conhecer os projectos fantásticos que tanto fazem por todos nós mas que nem todos conhecem.

Hans

Hans

Estou a trabalhar neste projeto porque a emergência climática em curso requer uma transformação profunda da nossa forma de viver, produzir e consumir. A adaptação a esta nova realidade e a reorientação das nossas sociedades não serão tarefas fáceis. Espero que o festival Umundu possa contribuir para refletirmos e agirmos em conjunto a explorar estratégias e possíveis soluções.

Katiza

Katiza

Perante tantas alterações, tantos desafios que estamos a atravessar no nosso planeta, é urgente repensarmos o nosso modo de vida, alterarmos hábitos que estão a degradar o nosso meio ambiente, tornado-o cada vez mais hostil. E para isso é preciso começarmos o quanto antes a criar mudanças concretas no nosso dia a dia. Juntei-me a esse projeto porque o acho inspirador, no sentido de querer potenciar ao máximo a chamada de atenção às alterações climáticas, aos desafios que estamos a atravessar, e de nos por a pensar nos nossos hábitos e como podemos alterá-los para vivermos de uma forma mais consciente e menos consumista. Juntos somos mais e fazemos mais!

Lina

Lina

O capitalismo é implacável com a natureza. Vivemos um tempo de distopia. O meio ambiente pede socorro em meio a tantas destruições, devastações, matança de animais, estagnação dos recursos naturais e aquecimento global. As consequências para o planeta Terra já são notadas e ficarão ainda mais intensas nos próximos anos. Nós, como habitantes, teremos, provavelmente, um futuro catastrófico, no que diz respeito à oferta de recursos básicos dos quais necessitamos para sobreviver se não agirmos agora. Portanto, mudar hábitos de consumo e alimentares e de cuidados com lixo são fundamentais para preservarmos a natureza e a nossa própria vida. Entendo que o Festival Umundu Lx converge para as mudanças que o ser humano terá de realizar e, por isso, participo desta iniciativa imprescindível.

Luísa

Luísa

Estamos a viver tempos ‘interessantes’, de grandes e rápidas mudanças, naturais e tecnológicas. A mudança de rumo numa direcção mais agradável ao bem-estar natural e humano requer mudanças de grande e pequena escala, desde o modo como gerimos o planeta até a vários aspectos de como vivemos as nossas vidas e interagimos. Vamos precisar de informação correcta, completa e acessível e de muita cooperação. Um festival como o Umundu é o ‘local’ perfeito para catalisar as partilhas necessárias à mudança.

Patrick

Patrick

Participo nesta iniciativa porque acredito profundamente que, se conseguirmos mobilizar uma massa critica de participantes, tanto ao nível de organizações como de visitantes, muitos mais se hão de se juntar. Umundu Lx poderá mostrar que somos muitos a desejar mudanças profundas na maneira como habitamos este planeta, visionando uma transição para uma realidade mais social, que proteja e regenere o ecossistema, possibilitando a nossa existência na terra. Espero que o festival motive todos aqueles que já iniciaram esta viajem a continuarem a luta, a sentirem-se parte de algo maior, e que plante sementes de mudança nas cabeças, mas principalmente nos corações daqueles que ainda desconhecem, ignoram a realidade atual, ou simplesmente ainda não encontraram a coragem para dar o primeiro passo. Juntos somos e conseguimos mais do que a soma do contributo individual! Unidos temos a força e o impacto necessário para uma mudança de paradigma.

Samantha

Samantha

Tatiana Fernandes

Tatiana Fernandes

O dia-a-dia leva-nos a uma corrida desenfreada sem pararmos para pensar quem somos e o que fazemos com o que natureza nos dá. Como cidadã atenta, acredito que podemos fazer mais e melhor, é notório que os problemas ambientais tem vindo afetar a nossa qualidade de vida, por isso é emergente AGIR! A sustentabilidade é uma responsabilidade de todos. Entrei neste projeto pois espero que este venha a ser o “click” que muitos precisam para MUDAR! Juntos e hoje, podemos construir para algo MELHOR e MAIOR e deixar um legado inspirador para as gerações futuras.

Teresa

Teresa

O aquecimento global não está apenas ligado à emissão de gases para a atmosfera através dos meios de transporte e fábricas, mas também pelos hábitos diários, como a alimentação. Estou neste projeto porque acredito que o Festival Umundu Lx irá contribuir para as mudanças nos hábitos de consumo.

Junta-te à iniciativa

Existem diferentes modos de participares à iniciativa Umundu Lx. Informa-te aqui de que maneira te podes envolver neste projeto.