Outubro, 2022

Seg17Out16:0017:00OnlineA recuperação de ecossistemas no contexto português16:00 - 17:00 Temas:EcologiaTipo:Palestra

Descrição

Esta será uma palestra online onde se falará sobre o Restauro de Ecossistemas em Portugal, nesta que é a Década das Nações Unidas (2021-2030) dedicada ao tema. Serão abordados os temas da degradação dos ecossistemas no contexto mundial e nacional, as principais causas de degradação e exemplos de projetos de restauro em Portugal. Serão convidados alguns oradores para uma parte final de discussão sobre as limitações e estratégias para promover a recuperação de ecossistemas em Portugal.

Público Alvo: >16 anos

Evento online

Join the live stream

Iniciar sessão

Intervenientes

  • Alice Nunes

    Alice Nunes

    É bióloga, doutorada em Ecologia e Biodiversidade Funcional, e investigadora do cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, no Departamento de Biologia Vegetal da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Desde 2003 tem participado e coordenado vários projetos de investigação ligados ao restauro ecológico de áreas degradadas principalmente em zonas semi-áridas, incluindo pedreiras e sistemas agroflorestais, testando soluções de restauro e monitorizando os seus resultados, para ajudar a melhorar a relação custo-benefício do restauro e a gestão, funcionamento e resiliência dos ecossistemas. Atualmente é membro do Conselho Diretivo do capítulo europeu da Society for Ecological Restoration (SER Europe), e membro fundador e coordenadora, juntamente com Patricia Rodríguez González, da Rede Portuguesa de Restauro Ecológico (ResECO), associada à Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO).

  • Patricia M. Rodríguez González

    Patricia M. Rodríguez González

    É especialista em ecologia de zonas ribeirinhas, mestre em Biodiversidade e Conservação de Recursos Naturais e doutorada em Engenharia Florestal. É investigadora do Centro de Investigação Florestal do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa. A sua área de investigação centra-se na ecologia ripícola e de zonas húmidas, caracterização, modelação, avaliação e monitorização, de vegetação ripícola e aquática, com foco em i) respostas da vegetação ripícola a alterações ambientais (hidroclimáticas, invasões biológicas, doenças emergentes), utilizando abordagens funcionais (características da espécie, dendroecologia, ecohidrologia) e ii) sua aplicação para a conservação da biodiversidade e restauro ecológico. Atualmente lidera vários projetos de investigação nacionais e internacionais relacionados com o restauro em ecossistemas ribeirinhos/zonas húmidas, e é vice-presidente da Ação COST CONVERGES, uma rede europeia de transferência de conhecimento na gestão da vegetação ripícola.

Organizações participantes

ResECO - Rede Portuguesa de Restauro EcológicoA Rede Portuguesa de Restauro Ecológico (ResECO) funciona como um grupo de trabalho e discussão dentro da SPECO, que reúne entidades públicas e privadas, profissionais e cidadãos de diferentes sectores da sociedade, envolvidos e interessados no restauro de ecossistemas em Portugal.

SPECO - Sociedade Portuguesa de EcologiaA Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO) é uma sociedade científica. Constituída em Dezembro de 1995, a SPECO veio proporcionar o espaço onde os ecólogos podem e devem interactuar, reforçando a ciência ecológica na sua interdisciplinaridade. Pretendemos ser uma comunidade científica dinâmica, cada vez mais desperta e participativa nas questões sociais.

Hora

(Segunda) 16:00 - 17:00

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

X
X
X