Outubro, 2022

Qua19Out19:0020:30Evento finalizadoPresencial & onlineDe Oeiras para Umundu - a importância dos territórios locais no paradigma económico global19:00 - 20:30 Fábrica de AlternativasTemas:Alterações climáticas,Autossuficiência,Comunidade,Ecologia,Mobilidade,Poluição,RecursosTipo:Debate / Conversa

Descrição

Os ecologistas falam-nos em sustentabilidade, os cientistas climáticos em descarbonização; alguns economistas propõem alternativas ao paradigma atual, que nos permitam viver dentro dos limites dos recursos planetários, nomeadamente o Decrescimento.
Neste contexto, o modelo económico Doughnut vem alertar para as consequências do crescimento ilimitado, gerador de desigualdade social, para a degradação dos ecossistemas, propondo uma alternativa que incorpora no seu cerne o respeito pela finitude dos recursos naturais que sustentaram desde sempre a vida do Homem na Terra.
Propomos traçar o paralelo para o nível local e refletir em como o bem-estar de uma sociedade é afetado pela dinâmica económica instituída, a qual começa na escolha das políticas locais, e passa pelas opções individuais de cada cidadão, designadamente enquanto consumidores.
Como poderá Oeiras estar na vanguarda deste novo paradigma do século XXI?
As “Conversas Evoluir Oeiras” são debates temáticos, que têm tido lugar online desde os primeiros passos do movimento Evoluir Oeiras, e que abordam uma variedade de temas fundamentais para a qualidade e sustentabilidade da vida em Oeiras. Esta sessão especial das “Conversas Evoluir Oeiras” será a primeira com presença física.

As inscrições são apenas para a parte presencial.

Inscrição

Inscrições fechadas

Inscreve-te para poderes participar neste evento

Não consegues participar?Cancela a tua inscrição

Intervenientes

  • Ana Barrela

    Ana Barrela

    Moderadora

    Aderente ao Movimento de Cidadãos Evoluir Oeiras, é Licenciada em Comunicação Social e frequentou o Mestrado em Ambiente, Território e Desenvolvimento Sustentável. É desde criança uma defensora do ambiente e interessada por temas como a responsabilidade social e relacionadas com o equilíbrio entre a atividade humana e a proteção dos recursos naturais. Fez parte da equipa de comunicação que desafiou os portugueses a começarem a reciclar as embalagens usadas a nível nacional, o que lhe deixou até hoje um sabor agridoce por sentir que o conceito de “usar e deitar fora” ganhou impulso em desfavor da consolidação de um consumo sustentável. Mulher, mãe de duas Oeirenses, filha de dois alentejanos migrados para o sul da área metropolitana de Lisboa, cidadã Portuguesa, vive há mais de 20 anos em Oeiras, e é atualmente Consultora Ambiental na área da Responsabilidade Alargada do Produtor.

    Moderadora

  • Duncan Crowley

    Duncan Crowley

    Duncan Crowley é um arquiteto irlandês e ativista climático explorando ecocidades lideradas pela comunidade com pesquisa-ação em Dublin, Barcelona, Curitiba e Lisboa. Ele trabalha com o projeto UrbanA, ECOLISE (European Network for Community-Led Initiatives on Climate Change and Sustainability) e sua plataforma de ação “Communitis for Future”. É Doutorando em Arquitetura de Territórios Metropolitanos Contemporâneos no ISCTE Lisboa, faz parte dos grupos de pesquisa CE3C & DINÂMIA'CET e possui mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela UFPR, Curitiba, Brasil. Cofundou recentemente a Rede Portuguesa do DEAL (Doughnut Economics Action Lab), é um “Regenerative Practitioner” do Regenesis Institute e parte da Rede Portuguesa para o Decrescimento. Vivendo em Barcelona (2006-13), ele co-fundou o grupo Transition de Barcelona, obteve seu Certificado de Design de Permacultura e fez parte das ocupações Indignados das praças de Barcelona em 2011. Trabalhou com Eco Intelligent Growth na certificação LEED e “Cradle to Cradle”, colaborou com William McDonough e desenvolveu um White Paper urbano para o Barcelona para o governo catalão. Ativista da Ecocidade desde Banja Luka, Bósnia (2003), montou o Curitiba Ecocity Festival durante o Ecocity World Summit 2017. Ele representou a ECOLISE na COP25 em Madrid 2019 e fez parte da Caravana pela justiça climática e social, com grupos indígenas, durante a COP15 em Copenhague 2009. Seu trabalho para criar hortas comunitárias e desenvolver uma ciclovia urbana em Dublin foi mencionado no Venice Art Bienal (2005). Foi parte dos “Climate Camps” da Irlanda e do Reino Unido (2007-09) e adora rios e livros de Asterix.

  • Inês Cosme

    Inês Cosme

    Moderadora

    Inês Cosme é doutorada em Estudos sobre a Globalização e formada em Engenharia do Ambiente, ambas pela Universidade NOVA de Lisboa. É investigadora no CENSE - FCT NOVA desde 2012 no grupo de Economia Ecológica e Gestão Ambiental, e é detém atualmente tarefas de gestão e comunicação de ciência no centro. No seu trabalho de investigação tem explorado a teoria e as práticas do decrescimento, investigando o papel de iniciativas bottom-up e top-down na transformação das relações económicas e sociais, e revelando de que forma estas podem contribuir para restaurar uma maior pluralidade de valores, cooperação e solidariedade na sociedade.

    Moderadora

Organizações participantes

Associação Evoluir OeirasA Evoluir Oeiras é um movimento de cidadãos mobilizados por um novo modelo de desenvolvimento para o seu concelho, fundamentado na valorização humana, do ambiente, da cidadania e da transparência. A participação no Umundu faz parte do caminho que tem vindo a desenvolver, pela possibilidade de criação de fóruns de participação cívica, dinamização de eventos de proximidade e partilha de conhecimento resultante da experiência de apenas 1 ano de existência já com “frutos colhidos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

X
X
X