Outubro, 2020

Ter13Out19:0020:30Evento finalizadoMacrobiótica: um estilo de vida saudável e sustentável19:00 - 20:30 Instituto Macrobiótico de PortugalTema:AlimentaçãoTipo:Palestra

Descrição

Macrobiótica sugere uma macros = Grande | biotica = Vida que só é possível se respeitarmos a nossa fonte primordial – a Natureza.

Esta filosofia de vida recomenda como base – uma dieta de alimentos orgânicos, sazonais, locais e o mais integrais possível. Defende uma alimentação sustentável e livre químicos, utilizando o mínimo de recursos possível, reduzindo assim o impacto ambiental.

Para além de ser mais benéfico para a saúde humana, uma alimentação de base vegetal poupa o sofrimento dos animais (criação de mais de 70 mil milhões de animais/ ano para consumo humano), poupa água, energia, exige menores áreas – preservando solos, florestas e espécies de serem extinguidas. Estando ao nosso alcance, este tipo de medidas inteligentes e éticas tornam-nos mais conscientes e responsáveis pela sobrevivência humana e do planeta.

Iremos contribuir neste festival com o formato de palestra onde vão ser abordados e desenvolvidos temas que permitem compreender como nos podemos alimentar de forma equilibrada, saudável e sustentável, respeitando e permitindo a regeneração de ecossistemas. Qual a nossa ligação com o meio ambiente e qual o impacto que tem sobre nós humanos.

Intervenientes

  • Sónia Jordão

    Sónia Jordão

    Estudei no IMP (Instituto Macrobiótico de Portugal) e adoptei esta forma de vida transformadora que é a Macrobiótica, onde passei de um emprego onde estava há 13 anos como técnica e formadora na área seguradora, para me dedicar exclusivamente ao estudo e ensino desta prática com a qual tanto me identifico. Aprofundei também algum conhecimento ao nível da nutrição no curso "Fazer da cozinha uma Farmácia" com o Gabriel Mateus, nutricionista e fundador da associação Projeto Safira, que tem o foco de estudo na prevenção do cancro através da alimentação. Sou professora no IMP dos Cursos de Culinária e Macrobiótica Anuais/ Intensivos, em Workshops/ Cursos Breves Temáticos e onde cozinho, com regularidade no restaurante do mesmo. Em portugal, também facilito aulas noutros projectos e instituições como a Nós Escola (Escola de Bem Estar e Saúde) e na Casa Fortunato (um pequeno hotel de charme), onde para além de workshops dentro desta temática, faço aconselhamento alimentar personalizado e sou responsável pelas refeições macrobióticas do Hotel. Fora do país, tenho sido professora convidada pelo CIMO (International Centre Macrobiotique Ohsawa) em Paris (França), para facilitar Workshops, bem como para cozinhar no restaurante macrobiótico Natural’mente em Berlin. Fui também professora de alimentação macrobiótica e vegan na escola AQDV (Alimentos que dan vida) em Alicante (Espanha). Para além destas experiências, a prática de Meditação e Yoga têm sido ferramentas fundamentais neste meu percurso de auto-conhecimento, e sinto a motivação para continuar a partilhar este conhecimento e a minha experiência de vida,  inspirando outras pessoas na sua própria transformação.

    URL https://www.institutomacrobiotico.com/pt-pt/imp/professores-e-terapeutas/sonia-jordao

Organizações

Instituto Macrobiótico de PortugalO Instituto Macrobiótico de Portugal nasceu em 1985, fruto de uma vontade comum de partilhar e desenvolver uma série de saberes relacionados com saúde e bem-estar, alimentação natural e estilos de vida mais saudáveis e ecológicos. O IMP tem um vasto leque de atividades e todo o tipo de alunos e participantes, procurando, em conjunto com estes, contribuir para a criação de um mundo mais saudável, equilibrado e sustentável. Tornou-se um centro de referência e uma das instituições mais conceituadas a nível internacional, no âmbito da Macrobiótica e saúde natural.info@institutomacrobiotico.com

Instituto Macrobiótico de PortugalR. Anchieta 5, 2º Esq., 1200-023 Lisboa

Inscrição

Inscrições fechadas

Inscreve-te para poderes participar neste evento

Não consegues participar?Cancela a tua inscrição

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

X
X
X