Outubro, 2022

Dom16Out17:3019:00Evento finalizadoRepensando o nosso estilo de vida17:30 - 19:00 Dona Ajuda - Mercado do RatoTemas:Alterações climáticas,Cidadania,Comunidade,Consumo,Economia Circular,Justiça climática,Textil, Roupa & ModaTipo:Debate / Conversa,Exposição,Filme

Descrição

Com as crescentes preocupações em torno das alterações climáticas, torna-se cada vez mais necessário refletirmos sobre o modelo económico atual. Neste evento vamos assistir ao documentário “The 25% revolution” da Broederlijk Delen que questiona o objetivo do crescimento e o sistema económico que sobrecarrega as pessoas e o planeta, e dá a palavra a pessoas que procuram alternativas sustentáveis para um mundo justo. Após o documentário, será realizada uma conversa descontraída com pessoas que trabalham em projetos que trazem propostas sustentáveis e poderemos refletir juntos sobre um novo caminho a seguir. Além do debate teremos atividades paralelas, como: um mercado de trocas. Traz até 5 peças para trocar e junta-te a nós!!

Público Alvo: >16 anos

Inscrição

Inscrições fechadas

Inscreve-te para poderes participar neste evento

Não consegues participar?Cancela a tua inscrição

Intervenientes

  • André Facote

    André Facote

    39 anos, estudou Gestão e Empresas após sair da Escola Naval na Marinha de Guerra Portuguesa. Empresário desde os 24 anos de idade, no final do ano de 2018 iniciou como cofundador da Skizo por influência do filho com 2 anos de idade, no momento. Para além do desafio a que a Skizo se propõe, que é retirar o lixo plástico dos oceanos e redes de pesca descartadas e transformá-los em têxtil, também iniciou uma start up sustentável e focada no Impacto Social e Ambiental e no setor da moda tornou-se um desafio, sem investimento externo desde a sua criação a startup tem crescido de forma sustentável com algumas premiações e reconhecimentos, nacionais e internacionais, pelo seu ainda curto caminho.

  • Cristina Velozo

    Cristina Velozo

    Fundadora da associação, Boa Vizinhança Santo António, posteriormente registada como IPSS, que desenvolve projetos na aérea social, cultural e ambiental, nomeadamente através da sua Loja Dona Ajuda. Co subscritora do projeto REVIRAVOLTA- Polo de Economia Circular do Rato, projeto vencedor do Orçamento Participativo da CML no ano de 2021.

  • Islene Façanha

    Islene Façanha

    Islene Façanha é economista, especialista em Relações Internacionais, mestre em Desenvolvimento e Cooperação Internacional e doutora em alterações climáticas e políticas de desenvolvimento sustentável pela Faculdade de ciências e tecnologia (UNL/FCT). Como profissional da área ambiental, trabalhou como consultora para empresas internacionais, foi voluntária em ONG para projetos da ONU e também dedicou-se à investigação científica.

  • Rita Gomes

    Rita Gomes

    Criou a Circular Wear, um movimento e uma comunidade de partilha, em 2019, quando despertou para a possibilidade de promover o seu estilo de vida no que respeita às suas escolhas de moda, ao maior número de pessoas. Com o apoio do Impact Hub Lisbon para a implementação de um ponto de trocas piloto, fez nascer o conceito SWAP SPOT como a primeira iniciativa do projeto. Com a adesão da comunidade, os SWAP SPOTs foram-se espalhando, e no último ano a iniciativa dos mercados de trocas foi acontecendo, com parcerias com projetos alinhados e o apoio da comunidade de entidades empreendedoras, e a CW é agora um projeto coletivo, com vários voluntários envolvidos.

  • Salomé Areias

    Salomé Areias

    Ativista fascinada por comportamento de consumo. Estudou Moda entre Lisboa e Buenos Aires e cedo percebeu que eram falsas as tendências de Moda que alimentavam a obsolescência planeada e o consumismo. As suas ideias sobre a Moda ter alterações mais lentas levaram-na a empresas de estudo de tendências e mais tarde à gestão de marcas na Bélgica, Angola e China. Tem desbravado as questões e mitos da sustentabilidade desde que fundou o Fashion Revolution em Portugal em 2014. Desenvolve hoje uma investigação de doutoramento sobre a consciência do consumidor de Moda no CENSE – FCT, NOVA com bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Organizações participantes

Circular WearA Circular Wear é um projecto que nasceu em 2019, com o objectivo de contribuir para a redução de desperdício e poluição, ao mesmo tempo que fornece às comunidades a possibilidade de adquirir peças de roupa em bom estado de utilização gratuitamente. O movimento dos pontos de trocas fixos, permanentes e gratuitos denominados por SWAP SPOTs, såo a primeira iniciativa do projecto, que após a implementação do SWAP SPOT piloto com o apoio do Impact Hub Lisbon, teve um crescimento muito positivo, com a existência de 20 pontos até à data, em 5 municípios do País, e uma parceria com o Brasil. O conceito dos pontos de trocas fixos e gratuitos são um formato de simples utilização, em que todas as pessoas que tenham um destes SWAP SPOTs perto de si, se podem dirigir ao mesmo e levar algo que gostem. Com a missão de a criação de uma comunidade de partilha, a Circular Wear promove o sentimento de pertença de todos os que utilizam os SPOTs: que todos os utilizadores percepcionem os pontos de trocas como sendo deles, ao mesmo tempo que partilhados. Sendo um projecto em rede, os utilizadores podem deixar peças de roupa num SWAP SPOT em Lisboa e levar peças para si de um SWAP SPOT do Porto por exemplo. O que a Circular Wear promove traz benefícios ambientais na medida em que se pretende reduzir a quantidade de vestuário que acaba em aterros, ao mesmo tempo que se reduz a quantidade de vestuário adquirido no mercado massificado. circularwear@gmail.com

P.R.A.Ç.A-Projeto Reviravolta      Polo da Reviravolta Ambiental, Cultural e Artística

ZERO - Associação Sistema Terrestre SustentávelA ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável é uma associação de âmbito nacional sem fins lucrativos, que actua em diversas áreas ambientais procurando o equilíbrio entre ambiente, sociedade e economia, com o objectivo de promover um desenvolvimento sustentável e o bem-estar para todos.zero@zero.ong

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

X
X
X