Outubro, 2021

Seg04Out19:0020:30Evento finalizadoTratado da Carta da Energia, o tratado anti-climaComo é possível que os governos se mantenham agarrados a um tratado Zombi que protege os combustíveis fósseis?19:00 - 20:30 Livraria Ler DevagarTemas:Justiça climáticaTipo:Debate / Conversa,Filme

Descrição

Como é possível, face à crise climática em que nos encontramos, que se continue a proteger os investimentos em combustíveis fósseis?


Porque há governos a serem processados por decidirem eliminar o carvão para a produção de energia?


O que podemos fazer para pôr fim a tal absurdo?

Vamos apresentar um vídeo que dá a conhecer um tratado zombi que subjuga os governos: o Tratado da Carta da Energia (TCE). De seguida, iremos debater sobre o que podemos fazer para lhe pôr fim.

Inscrição

Inscrições fechadas

Inscreve-te para poderes participar neste evento

Não consegues participar?Cancela a tua inscrição

Intervenientes

  • Ana Moreno

    Ana Moreno

    Psicóloga e tradutora, activista da TROCA

    Formação: - Licenciatura em Psicologia na Universidade de Bremen, Alemanha, em 1991. - Exame Final do Departamento Estatal para Tradutores em Berlim, em 1992. Actividade profissional: • 1992 a 1995: Coordenadora do programa para Moçambique na organização alemã Welt Haus e.V. Bielefeld • 1995 a 2000: Directora da Equipa Lusófona na organização alemã Brot für die Welt, com as funções de exame da planificação, monitoria e avaliação de projectos de desenvolvimento nos PALOP • 2000 a 2005: Moderadora e formadora independente para diversas organizações alemãs de cooperação para o desenvolvimento, entre as quais a Agência Alemã para a Cooperação Técnica. • 2005 até à actualidade: Tradutora para a Agência Alemã de Cooperação Internacional e outras entidades de cooperação para o desenvolvimento. Actividade cívica: • Activista na TROCA – Plataforma por um Comércio Internacional Justo e autora no Blog colectivo Aventa

    Psicóloga e tradutora, activista da TROCA

  • João Vasco Gama

    João Vasco Gama

    Formou-se em Engenharia Física Tecnológica pelo Instituto Superior Técnico, mas hoje faz investigação na área de macroeconomia na Universidade Nova de Lisboa. João Vasco também faz parte da TROCA - Plataforma por um Comércio Internacional Justo, um colectivo que se preocupa com os acordos internacionais de Comércio e Investimento, para que estejam alinhados com os interesses dos cidadãos e os imperativos da sustentabilidade ambiental.

Organizações promotoras

TROCA – Plataforma por um Comércio Internacional Justo

Somos um grupo de cidadãos preocupados com o rumo do país, da Europa e do mundo. Combatemos em especial o sistema de justiça paralela ISDS. Divulgamos os Acordos Internacionais de Livre Comércio e Investimento que inviabilizam a democracia, a justiça social e a equidade entre os povos e que provocam a insustentabilidade ambiental, com custos graves para a Humanidade. Somos pessoas que acreditam que a Cidadania só tem razão de ser, se exercida. Exercício esse que começa pela tomada de conhecimento, seguida pelo debate, pela partilha, pela publicação e divulgação de informação.

Medidas de contingência

Uso obrigatório de máscara
Temperature Checked At Entrance
Distancia física obrigatória
Espaço desinfectado
Indicações adicionais Estão em vigor as normas de contingência da DGS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

X
X
X