Outubro, 2021
Descrição
Como é possível, face à crise climática em que nos encontramos, que se continue a proteger os investimentos em combustíveis fósseis?
Descrição
Como é possível, face à crise climática em que nos encontramos, que se continue a proteger os investimentos em combustíveis fósseis?
Porque há governos a serem processados por decidirem eliminar o carvão para a produção de energia?
O que podemos fazer para pôr fim a tal absurdo?
Vamos apresentar um vídeo que dá a conhecer um tratado zombi que subjuga os governos: o Tratado da Carta da Energia (TCE). De seguida, iremos debater sobre o que podemos fazer para lhe pôr fim.
Inscrição
Inscrições fechadas
Inscreve-te para poderes participar neste evento
Não consegues participar?Cancela a tua inscrição
Intervenientes
-
Ana Moreno
Ana Moreno
Psicóloga e tradutora, activista da TROCA
Formação: - Licenciatura em Psicologia na Universidade de Bremen, Alemanha, em 1991. - Exame Final do Departamento Estatal para Tradutores em Berlim, em 1992. Actividade profissional: • 1992 a 1995: Coordenadora do programa para Moçambique na organização alemã Welt Haus e.V. Bielefeld • 1995 a 2000: Directora da Equipa Lusófona na organização alemã Brot für die Welt, com as funções de exame da planificação, monitoria e avaliação de projectos de desenvolvimento nos PALOP • 2000 a 2005: Moderadora e formadora independente para diversas organizações alemãs de cooperação para o desenvolvimento, entre as quais a Agência Alemã para a Cooperação Técnica. • 2005 até à actualidade: Tradutora para a Agência Alemã de Cooperação Internacional e outras entidades de cooperação para o desenvolvimento. Actividade cívica: • Activista na TROCA – Plataforma por um Comércio Internacional Justo e autora no Blog colectivo Aventa
Psicóloga e tradutora, activista da TROCA
-
João Vasco Gama
João Vasco Gama
Formou-se em Engenharia Física Tecnológica pelo Instituto Superior Técnico, mas hoje faz investigação na área de macroeconomia na Universidade Nova de Lisboa. João Vasco também faz parte da TROCA - Plataforma por um Comércio Internacional Justo, um colectivo que se preocupa com os acordos internacionais de Comércio e Investimento, para que estejam alinhados com os interesses dos cidadãos e os imperativos da sustentabilidade ambiental.
Organizações promotoras
TROCA – Plataforma por um Comércio Internacional JustoSomos um grupo de cidadãos preocupados com o rumo do país, da Europa e do mundo. Combatemos em especial o sistema de justiça paralela ISDS. Divulgamos os Acordos Internacionais de Livre Comércio e Investimento que inviabilizam a democracia, a justiça social e a equidade entre os povos e que provocam a insustentabilidade ambiental, com custos graves para a Humanidade. Somos pessoas que acreditam que a Cidadania só tem razão de ser, se exercida. Exercício esse que começa pela tomada de conhecimento, seguida pelo debate, pela partilha, pela publicação e divulgação de informação. |
Hora
(Segunda) 19:00 - 20:30