FAQ

Perguntar frequentes

Aqui estão as respostas para algumas perguntas frequentes. Caso tenham outras dúvidas, fiquem à vontade para entrar em contacto conosco!

Ultima atualização 1.06.2021

Sobre o Festival

O Festival realizar-se-á entre os dias 30 de setembro e 5 de outubro.

Umundu Lx é um festival coletivo para a transformação sustentável. Queremos analisar e entender o impacto que a humanidade tem no nosso planeta e o estado em que atualmente se encontra. Queremos refletir sobre como podemos viver (e sobreviver) nos limites de um planeta finito, sem destruir os ecossistemas que suportam a vida na Terra.

Agricultura, Agricultura Biológica, Agroflorestas, Alimentação, Alterações climáticas, Ambiente, Arquitetura, Arte, Ativismo, Autossuficiência, Aviação, Bem-estar, Cidadania, Cidades em transição, Clima, Comércio justo, Comunidade, Conservação ambiental, Consumo, Cooperativismo, Crise ambiental, Crise económica, Decrescimento, Desperdício Alimentar, Ecologia, Economia, Economia circular, Economia solidária, Educação, Empregos Verdes, Energia, Energia renováveis, Florestas, Habitação, Hortas biológicas, Hortas Urbanas, Justiça climática, Lixo, Lixo zero, Mobilidade, Novas tecnologias, Oceanos, Outros, Pegada de carbono, Permacultura, Plástico, Política, Poluição, Reciclagem, Recursos, Reflorestação, Regeneração, Saúde, Saúde mental, Saúde pública, Telecomunicações, “Têxteis, Roupa & Moda”, Transição, Turismo, Urbano, Comunicação Não Violenta

Todos os tópicos que serão abordados no Festival poderão (ou deverão) apoiar em três questões pilares:
1. Regeneração: Como podemos regenerar ecossistemas já degradados ou desaparecidos?
2. Resiliência: Como podemos adaptar-nos e criar resiliência às mudanças climáticas que estão para vir?
3. Sustentabilidade: Como podemos gerir os recursos ainda existentes, ou aqueles que queremos regenerar, de forma sustentável?

O Umundu Lx é para todos! O festival é intergeracional, internacional e convida todos os cidadãos a participar.

Baseado no número de participantes da 1ª edição do Festival em 2020, que rondou os 3.000, acreditamos que este aumentará durante a 2ª edição em 2021, visto que o Festival, entretanto, ganhou em popularidade e a situação pandémica promete ter melhorado até ao outono, permitindo assim mais participantes nos eventos presenciais.

O Festival será hibrido, acontecendo de forma presencial em Lisboa e arredores, assim como na Internet.

A participação nos eventos do festival é gratuita. Poderá haver custo de entrada no caso dos cinemas. Algumas oficinas poderão pedir doações para cobrir o custo do material utilizado.

O Festival financia-se parcialmente do dinheiro que sobrou da 1ª edição que resultou de doações, entre outros, realizadas através de uma campanha crowdfunding. Em 2021 haverá uma segunda campanha de crowdfunding para garantir a sustentabilidade financeira da iniciativa.

Em 2020, o Umundu Lx irá acontecer sem parcerias ou financiamento público, sendo o crowdfunding a principal forma de financiamento.

Como contribuir

Existem diferentes formas de participar no Festival. Como voluntário na equipa de organização geral, com a promoção de um ou mais eventos temáticos, artísticos ou musicais, ou participando no Mercad’Umundu. Uma descrição completa de todas as formas de participação está disponível aqui.

Podes juntar-te à equipa de organização para preparar o Festival ou apoiar durante a realização do evento. Existem diferentes grupos de trabalho que podes rever aqui. Se te quiseres juntar à equipa, preenche o formulário disponível aqui e rapidamente entraremos em contacto contigo.

Promoção de eventos

Se quiseres contribuir com um evento, seja por conta própria, seja através de uma organização da qual és membro, podes submeter uma proposta de evento aqui. Importante é que tenhas noção das Condições de Participação.

Não existem custos de participação para os promotores de eventos. Somente no caso da participação de expositores comerciais no Mercad’Umundu poderá ainda ser definido um preço de participação.

Este ano, todos os eventos serão de inscrição obrigatória. O mecanismo de inscrição acontecerá através de um sistema de inscrições da página www.umundu.pt. Com cada registo, os promotores receberão uma atualização da lista completa dos participantes com os dados de contacto.
Poderá haver exceções para este mecanismo no caso de eventos acontecerem exclusivamente pela plataforma zoom, que tem o seu próprio sistema de inscrições. Estes casos serão discutidos em detalhe com os promotores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *