Umundu Lx 2021 promoveu debates essenciais divididos por temas de foco

Afinal, o que é Sustentabilidade?, Restauração de Ecossitemas, Do It Yourself e Justiça Social e Ambiental foram os temas que nortearam o Festival Umundu Lx 2021, realizado de 30 de setembro a 5 de outubro. Como novidade deste ano, a organização do Festival realizou as Conversas Umundu – entre 1 e 4 de outubro, no Auditório Orlando Ribeiro – para ouvir diferentes pontos de vista de convidados sobre as temáticas fundamentais no campo das questões ambientais. Mais uma vez, foi possível promover interações entre grupos de indivíduos através das conversas, bem como discussões sobre o que está a acontecer, o que é possível fazer para a transformação sustentável e quais as ações e projetos em curso neste sentido.

Conversa Umundu “Restauração de Ecossitemas”

O Umundu Lx 2021 foi organizado por um coletivo de mais de 20 voluntários, durante 12 meses, inteiramente financiado por um processo de crowdfunding. Os resultados foram sentidos no número de participações – uma média de 15 pessoas por evento presencial e online. O Festival deixou uma mensagem de mudança urgente legada pelas discussões, pelas palestras, pelas conversas, pelos workshops e etc. decorridos nos 6 dias de Umundu Lx.

O Festival realizou 87 eventos, dos quais  52 presenciais, 22 online e 13 híbridos (presenciais + online), em parceria com mais de 100 organizações promotoras e participantes, observando todas as indicações da DGS.

O Umundu Lx esteve dividido em momentos. O lançamento do Festival Umundu Lx 2020, que contou com, aproximadamente, 40 pessoas, foi realizado no Auditório Orlando Ribeiro, no dia 5 de outubro, com apresentação do festival 2021 e resgate das histórias do Festival Umundu Dresden (onde teve início) e do Festival Umundu Lx 2020 (primeira edição em Lisboa).

As Conversas Umundu, como dissemos, foram realizadas entre 1 e 4 de outubro sobre os temas de foco. Durante estes dias outros eventos aconteceram em Lisboa, na Padaria do Povo, na Livraria Ler Devagar, no Mercado Dona Ajuda (Rato), e em outros locais, além dos eventos online.  

O MercaUmundu dedicado à sustentabilidade, que aconteceu no Jardim do Príncipe Real, no dia 5 de outubro, encerrou o festival. Neste dia, 30 expositores apresentaram projetos individuais e coletivos de produtos ecológicos e de comércio justo. Foi um momento não apenas para o consumo de produtos amigos do Planeta, mas para partilha de informações e para dar a conhecer iniciativas que estão a promover a transformação de hábitos de alimentação, de consumo, de utilização da energia e da água, de produção e de resiliência perante as alterações climáticas.

Impressões do Mercad’Umundu no Príncipe Real no dia 5 de outubro

Mais uma vez, o Festival Umundu Lx deixou patente a necessidade de mudança urgente do nosso estilo de vida, bem como fez um chamado para ações de grupos e de pessoas no caminho da restauração de ecossistemas, da pressão por justiça social e ambiental e do fazermos nós mesmos em prol da sustentabilidade.  

A edição 2022 do Festival Umundu Lx já está a ser pensada e vai acontecer durante o próximo ano. Teremos novidades em breve…  

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *